Por que a esquerda esconde a real situação política nas eleições?

Esquerda faz campanha afirmando que as eleições é um campo de luta favorável para a esquerda e que pode mudar a relação de forças. Nada mais enganoso. As eleições estão completamente controladas pela direita golpista.

Via Causa Operária em 1º/9/2020

Os partidos da esquerda e suas lideranças estão apostando todas as suas cartas nas eleições municipais deste ano, torcendo para eleger alguns parlamentares e mudar a situação política do país.

Essa crença é totalmente falsa e somente vai levar a esquerda para mais uma derrota. A justificativa da esquerda em esconder a real situação política para a esquerda nessas eleições tem como base uma concepção pequeno burguesa, em que um dos motivos é a descrença na mobilização dos trabalhadores para mudar a situação.

Nesse sentindo, as lideranças da esquerda pequeno burguesa fazem uma enorme campanha sobre a possibilidade de vitória nas eleições para “derrotar” o bolsonarismo como uma tentativa de animar sua militância. Apesar de ter supostamente um objetivo nobre, leva a uma enorme confusão entre o movimento de luta contra o golpe e a mais derrotas diante da direita.

Ao contrário da fazer análises para “animar a tropa”, é preciso ter uma leitura e tomar decisões o mais próximo da realidade possível. A situação é extremamente desfavorável para a esquerda, e no campo eleitoral é quase que nulo. Isso podemos ver analisando a situação política no Brasil e não podemos fechar os olhos para o que ocorre no mundo, e com olhar especial para a América Latina.

A esquerda se confunde quando analisam o panorama eleitoral devido a determinadas vitórias eleitorais da “esquerda”, mas que essas vitórias são de elementos muito adaptados ao regime e, de maneira geral, são apoiadas por setores da burguesia para o regime político desses países desmoronarem. É o caso da Argentina.

A esquerda fecha os olhos para outros exemplos em países onde se deram golpes, muito comum no nosso continente, caso a burguesia não aceite o candidato da esquerda, como por exemplo na Bolívia e no Equador. As eleições são controladas pela burguesia e vão encontrar maneiras de manobrar e impedir a vitória da esquerda da maneira que acharem necessária.

Isso porque a crise do sistema capitalista se acentua cada vez mais e com isso a polarização também se acentua, ou seja, o conflito entre os trabalhadores e a burguesia se intensifica. Tem que ficar claro que diante da crise, a burguesia não vai aceitar de maneira nenhuma que as forças de esquerda saiam vitoriosas de maneira tranquila. Não é por acaso que a burguesia conta com uma carta na manga para combater os trabalhadores, o fascismo.

As direções do movimento operário continuam com ilusões no regime político democrático burguês, afirmando que a esquerda vai para as eleições e isso vai resolver o problema. Mas na verdade o que está se disseminando é uma ilusão na maioria do povo em uma maneira que não vai obter nenhum resultado positivo para os trabalhadores e apenas conduzir para mais uma derrota acachapante.

As eleições que sempre foram antidemocráticas, nesse momento são ainda mais. Os partidos pequenos não têm espaço para divulgação nas rádios e na TV, tempo de campanha extremamente curto, controle total da internet, campanha contra partidos de esquerda. Ou seja, campo antidemocrático controlado pela burguesia golpista.

Uma resposta to “Por que a esquerda esconde a real situação política nas eleições?”

  1. Jandyra Abranches Says:

    A Causa Operária não é de esquerda?

Os comentários sem assinatura não serão publicados.

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: