Paulo Guedes: “Quem tem poder econômico não paga imposto”.

Ministro da Economia Paulo Guedes. Foto: Adriano Machado.

Ministro da Economia diz que grupos com influência política e econômica possuem meios para obter desoneração ou recolher menos encargos.

Via Jornal GGN em 5/8/2020

Os grupos que detém poder econômico e político podem criar estratégias que viabilizam o menor recolhimento de impostos, seja contestando cobranças ou por meio de desonerações na lei. A afirmação é do ministro da Economia, Paulo Guedes.

“Temos um regime tão ruim que tem [mais de] R$300 bilhões em desoneração [ao ano]. Ou seja, quem tem poder político consegue desoneração”, disse, segundo informações do jornal Folha de S.Paulo. “E [há] outros R$3,5 trilhões de contencioso. Quem tem poder econômico simplesmente não paga e entra na Justiça”.

O pronunciamento de Guedes foi feito durante a reunião da comissão mista que trata da reforma tributária. Na ocasião, o ministro foi cobrado pelo relator, deputado Aguinaldo Ribeiro (PP/PB), e outros parlamentares a respeito do envio da proposta do governo para as mudanças na tributação brasileira.

O governo já encaminhou ao Congresso a primeira parte da proposta, que funde PIS e Cofins na nova CBS, além de eliminar regimes especiais de desoneração, mas grupos privados querem manter os regimes e o governo começou a avaliar opções para manter certos benefícios, como no segmento de óleo e gás.

Os comentários sem assinatura não serão publicados.

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: