A triste saga do homem que descobriu o petróleo e foi à falência

Edwin Drake, o homem que descobriu o petróleo. Foto: Wikimedia Commons.

Após investir todas suas economias na indústria petrolífera o empresário morreu na miséria.

Victória Gearini, via Aventuras na História em 6/7/2020

Edwin Drake, também conhecido como Coronel Drake foi um empresário estadunidense que ficou famoso por ser o primeiro norte-americano a perfurar o solo – com sucesso – e encontrar uma reserva de petróleo. No entanto, a descoberta não foi o suficiente para alavancar seus negócios, e Drake morreu pobre.

Descoberta de petróleo
Originalmente chamada de Pennsylvania Rock Oil Company, a Seneca Oil era uma empresa que coletava petróleo de uma fonte em Titusville, na Pensilvânia. Durante a primavera de 1858, Edwin Drake – até então acionista da companhia – foi enviado ao local para investigar suspeitas de depósitos de petróleo, que até o momento eram desconhecidos na região.

Drake comprou um motor a vapor para alimentar a broca, e perfurou uma ilha no riacho de petróleo, da mesma maneira que os perfuradores de poço de sal. Embora otimista, Drake não teve muito apoio quando a primeira experiência não deu certo. Após inúmeras tentativas fracassadas, o empresário recebeu o apelido de Drake’s Folly.

Cada vez mais sem dinheiro para financiar a operação, o homem assinou um empréstimo, que lhe deu subsídio para concluir sua pesquisa. Em 27 de agosto de 1859, o empresário encontrou uma grande quantidade de petróleo. O óleo subiu à superfície por meio de uma bomba de jarro manual, posteriormente sendo coletado em uma banheira.

Falência e últimos anos de vida
Edwin Drake, por sua vez, ficou famoso por ser o pioneiro em um novo método de produzir petróleo, sendo até hoje um método muito utilizado pela indústria petrolífera. Dada a sua descoberta, o empresário investiu suas finanças na criação de uma empresa de ações voltadas para a extração e comercialização de petróleo.

Seu pioneirismo levou ao crescimento de muitas pessoas nesta indústria, no entanto, Drake não possuía boa perspicácia nos negócios, o que levou a sua ruína. Em 1863, após falhar em patentear sua invenção, ele perdeu todo o seu dinheiro em especulações de petróleo, em 1972.

Em seus últimos anos de vida, Drake ficou conhecido como o “homem louco”, até que em 9 de novembro de 1880 veio a falecer, em Belém, na Pensilvânia. Seu corpo foi enterrado ao lado da sua esposa, em Titusville e um memorial foi construído no local, em sua homenagem.

Os comentários sem assinatura não serão publicados.

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: