Bolsonaro publicou 653 mil anúncios em sites de fake news, aponta CPMI

Governo do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) publicou mais de 650 mil anúncios em canais de fake News. Foto: Jorge William / Agência O Globo.

Dados analisados abrangem canais que mais veicularam inserções da campanha “Nova Previdência” entre 6 de junho e 13 de julho de 2019.

Via Último Segundo em 3/6/2020

O Governo Federal publicou 653.378 anúncios em 47 canais de notícias falsas segundo o levantamento realizado pela CPMI das Fake News . Os dados analisados abrangem canais que mais veicularam inserções da campanha “Nova Previdência” entre 6 de junho e 13 de julho de 2019.

O documento foi produzido por consultores legislativos com base em informações enviadas pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom), pelo Serviço de Informação ao Cidadão (e-Sic). O relatório foi revelado pelo jornal O Globo.

“Destaquem-se, por exemplo, os sites Jornal 21 Brasil (84.248 impressões), Imprensa Viva (65.661 impressões), Gospel Prime (44.750), Diário do Brasil (36.551 impressões) e Jornal da Cidade Online (30.508 impressões)”, diz um trecho do documento.

O portal “Sempre Questione” está entre os que mais veiculou fake news, com 66.431 impressões. Canais que serviam para promover a imagem do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) também tiveram anúncios.

“Nesta categoria, podemos citar o canal de youtube Bolsonaro TV e os aplicativos para celular “Brazilian Trump”, “Top Bolsonaro Wallpapers” e “Presidente Jair Bolsonaro”, esclarece o relatório.

Anúncios do governo Bolsonaro também foram identificadas em canais de conteúdo inadequado. “Além disso, é muito difícil ou mesmo impossível identificar os proprietários da maior parte dos canais que recebem anúncios do Governo Federal por meio do Google Adsense, algo que põe em risco a avaliação do cumprimento dos requisitos legais necessários para que uma entidade se habilite como fornecedor de um produto ou um serviço ao Poder Público”, diz o documento.

REDES SOCIAIS

Os comentários sem assinatura não serão publicados.

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: