Ministro Celso de Mello compara Brasil à Alemanha de Hitler

Ministro do STF diz que a intervenção militar pretendida por bolsonaristas nada mais é que a instauração de “uma desprezível e abjeta ditadura militar”.

Via Jornal GGN em 31/5/2020

O ministro Celso de Mello, decano do STF (Supremo Tribunal Federal), encaminhou mensagem aos ministros da Corte onde alerta que a intervenção militar desejada pelos bolsonaristas é a instauração “de uma desprezível e abjeta ditadura militar”.

“Guardadas as devidas proporções, o ‘ovo da serpente’, à semelhança do que ocorreu na República de Weimar (1919-1933) parece estar prestes a eclodir no Brasil”, diz ele. “É preciso resistir à destruição da ordem democrática, para evitar o que ocorreu na República de Weimar quando Hitler, após eleito pelo voto popular e posteriormente nomeado pelo presidente Paul von Hindenburg como chanceler da Alemanha, não hesitou em romper e em nulificar a progressista, democrática e inovadora Constituição de Weimar, impondo ao país um sistema totalitário de Poder”, diz Celso de Mello.

Segundo a jornalista Monica Bergamo, do jornal Folha de S.Paulo, Bolsonaro compartilhou na última semana o vídeo de uma entrevista em que o jurista Ives Gandra Martins defende as Forças Armadas como poder moderador, de forma pontual, quando houver impasse entre os demais poderes.

O título do vídeo retuitado por Bolsonaro era “A politização no STF e a aplicação pontual da 142”. As falas de Ives Gandra têm sido invocadas por defensores de uma intervenção dos militares nos outros poderes.

Tal hipótese tem sido defendida pelo presidente e seus seguidores depois de terem sido contrariados por decisões do STF, que investiga a tentativa do presidente de intervir politicamente na chefia da Polícia Federal, além da investigação em torno da disseminação de fake news.

REDES SOCIAIS

Os comentários sem assinatura não serão publicados.

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: