Bolsonaro só entregou 6% dos respiradores prometidos para pacientes de covid-19

O presidente Jair Bolsonaro. Foto: Mateus Bonomi.

Paulo Saldaña e Ricardo Della Coletta, via UOL em 18/5/2020

O Ministério da Saúde conseguiu entregar até esta segunda-feira [18/5] somente 823 respiradores para apoiar redes de saúde no tratamento de casos graves de coronavírus.

O total representa menos de um terço dos 2.600 equipamentos prometidos para este mês e 6% dos 14.100 respiradores anunciados em abril pelo governo Jair Bolsonaro.

Segundo o secretário-executivo adjunto do Ministério da Saúde, Élcio Franco, o cronograma de entrega de equipamentos tem sido impactado por causa de problemas logísticos.

“Estamos fazendo na medida em que os fornecedores nos entregam o que encomendamos, e às vezes estamos nos deparando com óbices”, disse ele, em entrevista no Palácio do Planalto.

O que foi repassado anteriormente, disse ele, é um planejamento. “Ocorrem atrasos, problemas no desembaraço.” A pasta tem atuado, segundo ele, para agilizar as entregas.

Em abril, o Ministério da Saúde anunciou a compra de 14.100 respiradores, com entregas a partir de maio para se estender por 90 dias.

Dos 823 respiradores entregues, 266 chegaram aos estados e municípios entre sábado [16/5] e esta segunda [18/5]. De acordo com o ministério, 16 estados foram contemplados com equipamentos.

Os comentários sem assinatura não serão publicados.

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: