Apresentada por Deltan como a “maior especialista mundial sobre corrupção”, jurista dos EUA defende libertação de Lula

Via CartaCapital em 12/8/2019

A jurista Susan Rose-Ackerman, professora de jurisprudência da Universidade de Yale, nos EUA, se posicionou pela libertação do ex-presidente Lula, que está preso desde abril de 2018 pela Operação Lava-Jato. A norte-americana, que é considerada uma das maiores especialistas do mundo em combate à corrupção, assinou uma carta ao lado de outros 16 juristas em que pedem ao STF a libertação do ex-presidente e a anulação do processo.

Uma curiosidade: Susan Rose-Ackerman já foi elogiada pelo procurador Deltan Dallagnol, coordenador da Lava-Jato. O responsável pela força-tarefa em Curitiba já recomendou entrevistas da jurista, apresentando a professora em redes sociais como “maior especialista mundial em corrupção”.

Susan e os outros juristas, todos de universidades internacionais, afirmam que as revelações das mensagens trocadas entre Dallagnol e Sérgio Moro, que condenou Lula, “estarreceram todos os profissionais do Direito”.

“Ficamos chocados ao ver como as regras fundamentais do devido processo legal brasileiro foram violadas sem qualquer pudor”, afirmam no texto. “Num país onde a Justiça é a mesma para todos, um juiz não pode ser simultaneamente juiz e parte num processo.”

O grupo é composto por ex-presidentes e integrantes de cortes superiores, como Pablo Cáceres, ex-presidente da Suprema Corte de Justiça da Colômbia, e Diego Valadés, ex-juiz da Suprema Corte de Justiça do México e ex-procurador-geral da República.

O marido de Susan, Bruce Ackerman, também assinou o documento. Ele foi professor do ministro Luís Roberto Barroso, do STF, em Yale.

Leia também: Juristas estrangeiros se dizem chocados e defendem libertação de Lula

REDES SOCIAIS

Os comentários sem assinatura não serão publicados.

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: