Para o portal E-Farsas, denúncias levantadas pelo perfil “Pavão Misterioso” são inconsistentes e apresentam uma série de erros grosseiros.
Via Revista Fórum em 11/7/2019
O E-Farsas, especialista em investigar boatos que surgem na internet, analisou as principais denúncias feitas pelo Twitter “Pavão Misterioso”, perfil atribuído a Carlos Bolsonaro, que estaria divulgando fake news nas redes após as reportagens do site The Intercept sobre a Vaza-Jato. O site recorreu a diversos jornalistas e usuários das redes sociais para a avaliação.
A primeira farsa desmascarada foi a de que o Pavão teria um arquivo que comprovava uma compra de mandato do ex-deputado Jean Wyllys por parte de Glenn Greenwald. “O ‘documento’ possuía uma série de erros grosseiros que foram rapidamente desmascarados por usuários do Twitter”, revelou o site.
Além dos erros gramaticais, o site lista inconsistências no caráter “oficial” atribuído à Interpol, na cotação do bitcoin e, principalmente, na ausência do registro das transações no blockchain. “Não há nenhuma transação no valor citado pelo Pavão no dia e horário citados”, avaliou o e-Farsas, ressaltando que moedas eletrônicas são rastreáveis.
O site também avançou sobre as “denúncias” feitas na segunda fase do Pavão, entre 5 e 9 de julho, onde a conta fake expõe um suposto número de telefone de Leandro Demori, editor-executivo do Intercept. No entanto, esse celular aparece exatamente como responsável pela conta do Pavão. “O criador do perfil Pavão Misterioso criou sua conta usando o número de telefone que ele alegou ser de Leandro Demori”, disse o portal.
Outros erros como alteração de imagens e equívocos no fuso horário europeu também foram apontados como erros presentes nas “provas” usadas pelo Pavão, demonstrando tratar-se de uma fraude. Para a reportagem completa, acesse aqui.
***
O PAVÃO
Moisés Mendes em 10/7/2019
Quando a esquerda pensou que travaria um grande duelo na Internet com o Carluxo e os robôs do seu pavão misterioso? Todos merecemos o pavão que saiu do armário, pelo menos como pavão.
O limite hoje é apenas o absurdo do dia seguinte, indefinidamente. O absurdo de hoje não será mais nada daqui a uma semana.
Se os filhos de Bolsonaro fossem declarados pelo pai como príncipes herdeiros, desfilando por aí com todas aquelas comendas que todo mundo ganha do governo, a vida continuaria e o povo seria ainda mais feliz, com carruagens, casamentos reais, luxo, luxúria e fofocas.
O Brasil merece os Bolsonaro, merece até mais do que eles já fizeram. O país pede mais e mais do reino dos Bolsonaro.
A família Bolsonaro, a direita, a extrema direita sabem que ficou fácil manobrar com todas as ignorâncias. Somos um país acovardado, imbecilizado e achinelado.
O Brasil é um monte de Bolsonaro, alguns enrustidos, outros dissimulados, mas com o mesmo caráter, terrivelmente Bolsonaro.
Os comentários sem assinatura não serão publicados.