China envia tropas à Venezuela

Integrantes do exército chinês posam com membros das Forças Armadas Bolivarianas da Venezuela, 29 de março de 2019.

Via Russia Insider em 2/4/2019

A chegada de militares chineses na Venezuela no último fim de semana é, sem dúvida, um grande evento na política mundial.

Ao contrário da Rússia, que tem uma história de imposição da força no exterior, esse é um movimento chinês extremamente raro. Embora interesses chineses importantes estejam em jogo na guerra contra grupos terroristas no Afeganistão e na Síria, o país absteve-se de divulgar qualquer ação desse tipo.

Os relatórios mencionam que o grupo de militares chineses tem 120 homens e chegou à Ilha Margarita no Mar do Caribe, fora do continente venezuelano, em 28 de março, para entregar ajuda humanitária e suprimentos militares às forças do governo. As tropas chinesas foram aparentemente transferidas para uma instalação militar venezuelana.

Embora a ajuda humanitária seja uma das muitas remessas esperadas, segundo funcionários do governo, a chegada de militares chineses foi subestimada na imprensa internacional.

[…]

***

RÚSSIA AFIRMA QUE ABRIU CENTRO DE TREINAMENTO DE HELICÓPTEROS MILITARES NA VENEZUELA
Via O Globo em 2/3/2019

A Rússia abriu um centro de treinamento na Venezuela para ajudar os pilotos do país a conduzir helicópteros militares de fabricação russa, disse a empresa estatal russa Rostec na segunda-feira [1º/4]. Se confirmado, este é o mais recente sinal de apoio de Moscou ao presidente Nicolas Maduro.

A Rostec disse que o centro foi inaugurado na quinta-feira da semana passada, no mesmo dia em que a Casa Branca emitiu um alerta para Moscou e outros países, prevenindo-os contra o envio de tropas e equipamentos militares para apoiar Maduro. No comunicado, os EUA diziam que encarariam tais ações como uma “ameaça direta” à segurança da região.

[…]

A Rostec disse que novo centro de treinamento, cuja localização não foi divulgada, foi montado com a ajuda de especialistas russos e foi projetado para ensinar condutores venezuelanos a pilotar helicópteros de guerra russos Mi-35M, assim como helicópteros de transporte militar russos.

A instalação foi aberta sob contrato com a produtora estatal de armas venezuelana Cavim. A Rostec disse que, se possível, desejar aprofundar a cooperação militar e técnica com o Ministério da Defesa da Venezuela.

[…]

REDES SOCIAIS

Os comentários sem assinatura não serão publicados.

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: