Parlamentares dos EUA dizem que Bolsonaro é risco à democracia no Brasil e citam prisão de Lula

Bolsonaro e Mike Pompeo. Foto: Divulgação/PR.

Carta enviada ao secretário, Mike Pompeo, pede que EUA defendam Direitos Humanos no Brasil e diz que prisão de Lula “tirou o direito de as pessoas escolherem livremente seu presidente”.

Via Revista Fórum em7/3/2019

Um grupo de 30 parlamentares dos Estados Unidos enviou uma carta na segunda-feira [4/3] ao secretário de Estado, Mike Pompeo, pedindo a defesa dos Direitos Humanos no Brasil.

O texto, remetido a Pompeo pela deputada Susan Wild, da Pensilvânia, diz que “antes mesmo da eleição de Bolsonaro” as ameaças à democracia brasileira eram “claras”.

O exemplo na carta é a prisão do ex-presidente Lula, em abril do ano passado. Segundo os parlamentares norte-americanos, o petista foi “barrado de concorrer em circunstâncias controversas” que tiraram “o direito de as pessoas escolherem livremente seu presidente”.

No documento de quatro páginas, os congressistas afirmam que Jair Bolsonaro (PSL) “ameaça as minorias”, “coloca em risco o futuro democrático do país” e se dizem “desapontados” com os elogios feitos por integrantes do governo norte-americano ao brasileiro.

“Desde a eleição de Bolsonaro como presidente, estamos particularmente alarmados com a ameaça da agenda de Bolsonaro à comunidade LGBTQ+ e outras minorias, mulheres, sindicalistas e dissidentes políticos no Brasil. Estamos preocupados porque, ao visar direitos políticos e sociais duramente conquistados, Bolsonaro está colocando em risco o futuro democrático a longo prazo no Brasil”, diz a carta.

Na carta desta semana, os parlamentares citam a renúncia do mandato e saída do Brasil do ex-deputado Jean Wyllys (PSOL/RJ), que disse estar se sentindo ameaçado por ser gay e permanecer no país durante a gestão do novo presidente, e afirmam que a democracia do Brasil “ainda está se desenvolvendo” e, portanto, precisa estar “particularmente vigilante em proteger suas instituições e separação de poderes”.

Os comentários sem assinatura não serão publicados.

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: