Depois de prometer ajuda aos moradores, governo federal some de Brumadinho

Foto: Mauro Pimentel/AFP.

“ELES VÊM, DÃO ENTREVISTA E VÃO EMBORA”, DIZ PREFEITO DE BRUMADINHO SOBRE GOVERNO FEDERAL.
“Até agora nada”, queixou-se o prefeito Avimar Melo sobre verba prometida pelo governo federal, em entrevista ao BuzzFeed News.
Tatiana Farah, via BuzzFeed Brasil em 5/2/2019

O anúncio dos R$800 milhões foi feito quatro dias depois da tragédia, em 29 de janeiro, em um pronunciamento do porta-voz em São Paulo.

Segundo o Ministério da Economia, os recursos foram liberados para o Ministério do Desenvolvimento Regional.

“Algum dinheiro ele [o governo] tinha de mandar para a gente em infraestrutura”, disse Avimar, afirmando que 40% da população de Brumadinho perdeu acesso à sede da cidade porque as estradas foram destruídas. A cidade tem 37 mil moradores.

A exploração de minério da Vale em Brumadinho corresponde a 30% do orçamento da prefeitura. Outras oito empresas também atuam como mineradoras na cidade.

“Se parar a mineração, infelizmente, eu nem sei como fazer. Mas eu defendo que operação de minério não seja através de barragem, que seja beneficiada a seco”, disse o prefeito.

Sobre as buscas em meio à lama que tomou conta de estradas e do rio Paraopeba, o prefeito disse esperar que elas continuem “o máximo de tempo possível”.

“A cidade parou. É muita tristeza para nós e os familiares”, disse ele que perdeu, entre as pessoas que conhecia, sua secretária de Desenvolvimento Social, Sirlei de Brito Ribeiro.

“A responsabilidade é toda da Vale. Tem de explorar agora com responsabilidade. Este foi o maior problema que já enfrentei na minha vida, tanto na cidade como emocionalmente. Estou angustiado”, disse o prefeito.

Consultado pelo BuzzFeed News, o Ministério do Desenvolvimento Regional afirmou que houve um erro de interpretação sobre o anúncio do porta-voz da Presidência.

De acordo com o ministério, os R$800 milhões são toda a dotação anual da Defesa Civil para atuar em casos de desastres e calamidades, como foi em Brumadinho. A assessoria de imprensa da pasta afirmou que, para obter recursos da Defesa Civil, a prefeitura deve acionar o ministério e apresentar suas necessidades.

Tatiana Farah é repórter do BuzzFeed.

Uma resposta to “Depois de prometer ajuda aos moradores, governo federal some de Brumadinho”

  1. Geraldo Lobo Says:

    Vem cá! Que mais esperam dos canalhas?

Os comentários sem assinatura não serão publicados.

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: