Novo presidente da Caixa pune a classe média e diz que juros serão de mercado na casa própria

Presidente da Caixa (1º à esq.) diz que juros de crédito habitacional serão mais altos para a classe média.

Via Jornal GGN em 8/1/2019

Jair Bolsonaro deu posse a presidentes do BNDES, Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal na segunda [7/1] avisando que a meta de seu governo é reduzir os bancos públicos. Na esteira da decisão, a Caixa já informou que a classe média agora vai ter que pagar juros mais caros para financiar imóveis, porque a União, controlador do banco, que ter “retorno” maior.

“Quem é classe média tem de pagar mais. Ou vai buscar no Santander, Bradesco, Itaú. Na Caixa, vai pagar um juro maior que o do Minha Casa, certamente, porque vai ser um juro de mercado”, disse Pedro Guimarães, o novo presidente da Caixa.

No Banco do Brasil, Rubem Novaes adiantou que há entendimento com o Banco Central e com o Ministério da Economia para “reduzir subsídios nos juros do crédito rural e ampliar o seguro agrícola.”

Sob Bolsonaro, “os presidentes dos bancos prometeram priorizar pequenos tomadores de crédito, venda de participação em subsidiárias e o pagamento da dívida com a União”, informou o Estadão.

Paulo Guedes fez, na cerimônia de posse, um discurso contra o que classificou como interferência política nos bancos, que não teria dado o retorno financeiro esperado. O jornal lembrou que em 2012 o governo Dilma Rousseff reduziu os juros dos bancos públicos, mas os privados não acompanharam.

A jornalista Miriam Leitão publicou em O Globo um artigo criticando a postura do governo, que fala em abrir a “caixa preta” dos bancos e fazer gestão transparente, sem observar que várias medidas foram tomadas nos últimos três anos, segundo a jornalista. Ela alertou para o perigo de cair no discurso de Bolsonaro, como se as melhorias fosse algo a surgir a partir de agora.

“O importante é que o processo de aperfeiçoamento continue. Muita coisa já foi feita. Muita há por fazer. O governo Bolsonaro não está inaugurando o Brasil.”

Leia mais aqui.

***

Os comentários sem assinatura não serão publicados.

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: