Kennedy Alencar: “Lula tem razão em questionar os abusos de Moro no STF”.

Via Jornal GGN em 4/12/2018

O jornalista Kennedy Alencar afirmou em artigo, na noite de terça-feira [4/12], que a defesa de Lula tem razão em questionar no Supremo Tribunal Federal os abusos praticados por Sergio Moro ao longo do caso tríplex, além de sua parcialidade e interesse político na condenação do petista.

A segunda turma do Supremo Tribunal Federal começou a analisar nesta terça o habeas corpus do ex-presidente, que tem como base a suspeição de Moro. O pedido de liberdade, apresentado após o ex-juiz da Lava Jato virar ministro de Jair Bolsonaro, teve pedido de vistas de Gilmar Mendes, quando o placar estava 2 a 0 contra o recurso.

Para Kennedy, “o convite de Bolsonaro a Moro pode ser questionado do ponto de vista político. Mas não parece sólido como argumento jurídico.”

“Um magistrado tem o direito de virar político. O que não pode é magistrado agir como político e político atuar como magistrado.”

Por isso, continua o jornalista, “ações de Moro na magistratura é que merecem maior análise. E a defesa de Lula parece ter razão ao questioná-las no STF.”

“Moro divulgou ilegalmente um grampo de conversa entre Lula e Dilma. O então ministro do STF Teori Zavascki, relator da Lava Jato, considerou o ato ilegal. Moro nunca foi julgado pelo CNJ (Conselho Nacional de Justiça) a respeito disso”, lembrou.

“O episódio da condução coercitiva de Lula também é abusivo, já que o ex-presidente nunca recusou convite para depor nas vezes em que foi chamado. A condução coercitiva foi desnecessária”, analisou.

Após apontar outras condutas suspeitas ou questionáveis de Moro, Alencar afirmou que “há evidências e motivos para condenação e absolvição. Nessas hipóteses, tem de valer o princípio do ‘in dubio pro reo’. Por mais que o ex-juiz negue, não há dúvida de que, quando julgou Lula, Moro agiu de forma parcial.”

“Quando Gilmar Mendes devolver o caso à turma, é provável que o voto decisivo seja o do decano Celso de Mello.”

Os comentários sem assinatura não serão publicados.

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: