TSE autoriza o uso do slogan “Haddad é Lula”

Ministros entenderam que o anúncio não gera confusão entre os eleitores de quem é o presidenciável.

Márcio Falcão, via Blog do Jota em 26/9/2018

O Tribuna Superior Eleitoral autorizou, na noite de quarta-feira [26/9], que a campanha de Fernando Haddad (PT) à Presidência da República utilize como slogan “Haddad é Lula”. Por 6 votos a 1, os ministros do tribunal entenderam que essa assinatura não gera confusão entre os eleitores sobre quem é o presidenciável da legenda.

Os ministros analisaram e rejeitaram uma representação apresentada pelo Partido Novo questionando propagandas da coligação do PT.

Em seu voto, o relator, o ministro substituto Sérgio Banhos, votou para considerar a assinatura da campanha petista irregular. Isso porque no entendimento do ministro o slogan provocaria uma confusão no eleitor sobre quem seria de fato o candidato do partido à Presidência. Banhos reconheceu que não há regra sobre a divulgação do nome de apoiador. “Ocorre que é dada a peculiaridade do caso houve substituição [de Lula por Haddad] a presença do nome de Lula, na dimensão em que foi apresentada, pode levar o eleitor a certa confusão.

O relator, no entanto, acabou isolado. O ministro Edson Fachin foi o primeiro a divergir e sustentou que não se verifica no caso qualquer desinformação. A posição de Fachin foi seguida pelos ministros Alexandre de Moraes, Jorge Mussi, Og Fernandes, Tarcísio Vieira de Carvalho e Rosa Weber.

Moraes afirmou que o eleitor é muito mais sábio do que a Justiça Eleitoral acredita. “Eu sou contrário a qualquer forma de tratamento paternalista em relação ao eleitor. Eu tenho para mim que 100% dos eleitores tem total certeza de que o ex-presidente Lula não é candidato”, disse o ministro.

“A figura do apoiador vitaminado, hipertrofiado é ilícita? Não é. Gera confusão? Não gera. Fica muito claro que o candidato Haddad se socorre do ex-presidente Lula para obtenção de votos. Mas em momento algum aqui parece há tentativa de se ter Lula como candidato. Olha, eu sou o candidato do Lula. Em alguns locais Haddad é chamado de Andrade, mas é chamado de candidato do Lula. Não dizem que é vice de Lula. É escancarado que Haddad é o candidato do Lula”, completou.

A presidente do TSE, Rosa Weber, reforçou que é preciso se acostumar com novas formas de expressão e privilegiar a liberdade de expressão.

Márcio Falcão é editor do Blog do Jota.

Uma resposta to “TSE autoriza o uso do slogan “Haddad é Lula””

  1. Chico de Pombal Says:

    O ministro Sérgio Banhos precisa urgentemente tomar alguns “banhos” de respeito e de conhecimento sobre o povo. Ele vive em sua redoma de mármore, com um mínimo de contato com o Povo, e acha que pode servir de tutor? Ministro, se “apeie” do seu pedestal e passe a conviver com o povão, e, aí, V. Excelência vai perceber que o povo já vive no Século XXI, a era da tecnologia eletroeletrônica e da informação, e, além de não precisar de tutor, está muito bem informado!

Os comentários sem assinatura não serão publicados.

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: