Creches que não fez: João Dória usa imagens falsas em sua propaganda eleitoral

O candidato ao governo do Estado de São Paulo pelo PSDB surrupiou imagens de uma escola norte-americana e de uma clínica médica russa, para ilustrar supostas creches que teriam sido feitas em sua gestão como prefeito.

Via Nocaute em 16/9/2018

Trechos da propaganda política de João Dória foram retirados de bancos de imagens estrangeiros, como o Storyblocks, da empresa norte-americana VideoBlocks, e Ru.depositphotos, da Rússia. As informações são da CBN e revelam que o candidato ao governo do Estado de São Paulo se valeu de produções estrangeiras para ilustrar creches que teriam sido entregues durante sua gestão como prefeito da capital paulista.

Mesmo com o artigo 54 da legislação eleitoral que proíbe montagens, trucagens, computação gráfica e efeitos especiais, o comitê de campanha de João Dória afirma que não cometeu nenhuma ilegalidade.

As cenas foram veiculadas três vezes nos últimos quatro dias de propaganda eleitoral do tucano, como se fossem de escolas e creches criadas por ele em sua gestão como prefeito de São Paulo.

Sem ter como assumir a fraude, a campanha de Dória diz em nota que: “Recorreu a bancos de imagens porque o Estatuto da Criança e do Adolescente não permite o uso de imagens de crianças sem autorização judicial, o que dificultaria bastante as gravações internas, nas dependências das creches.

É importante esclarecer que em nenhum momento foram usadas imagens em plano aberto, que mostrassem salas ou infraestrutura. Mostramos apenas detalhes em takes mais fechados, como rabiscos em papel, mãozinhas sujas de tinta, ou crianças brincando e comendo.

Já as imagens externas, em que não havia risco de expor as crianças, foram todas realizadas em frente a fachada de uma creche paulistana”.

Dória no entanto, não explicou se pagou direitos autorais pela apropriação das imagens utilizadas na propaganda ou se simplesmente copiou e colou.

[…]

Uma resposta to “Creches que não fez: João Dória usa imagens falsas em sua propaganda eleitoral”

  1. jose batista Says:

    Isso é pouca vergonha de um candidato golpista e salafrário. Gozar com o pipi dos outros……

Os comentários sem assinatura não serão publicados.

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: