Governador do MS, o tucano Reinaldo Azambuja, é alvo de operação da PF

Via El País Brasil em 12/9/2018

O governador do Mato Grosso do Sul e candidato à reeleição, Reinaldo Azambuja (PSDB), um deputado estadual e um conselheiro do Tribunal de Contas do Estado, além de empresários e fazendeiros são alvos de uma operação deflagrada pela Polícia Federal na quarta-feira [12/9] a Operação Vostok. O objetivo da ação é combater um esquema de pagamento de propina à cúpula do Executivo estadual.

De acordo com a PF, as investigações começaram no início deste ano, com base em delações premiadas de executivos da JBS. Os colaboradores detalharam os procedimentos adotados junto ao governo do Estado para a obtenção de benefícios fiscais. Segundo apurado, do total de créditos tributários recebidos pela empresa, um percentual de até 30% era revertido em proveito da organização criminosa. Parte da propina acertada teria sido paga na forma de doação eleitoral durante a campanha para as eleições em 2014. Alguns pagamentos também teriam ocorridos mediante entregas de valores em espécie, realizadas no Rio de Janeiro e em São Paulo, em 2015.

Os pecuaristas locais, o deputado e o conselheiro do Tribunal de Contas Estadual investigados no inquérito eram responsáveis pela emissão das “notas fiscais frias”. Também emitiram notas para dissimulação do esquema outras empresas do ramo agropecuário e frigorifico.

São cumpridos 41 mandados de busca e apreensão e 14 mandados de prisão temporária em Campo Grande e nos municípios de Aquidauana, Dourados, Maracaju, Guia Lopes de Laguna; e Trairão, no Pará. São alvos das medidas, autorizadas pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ), os endereços residenciais e comerciais dos investigados e os seus locais de trabalho.

Os comentários sem assinatura não serão publicados.

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: