Pesquisa DataPoder: Intenção de voto em Haddad “apoiado por Lula” chega a 34%

Via Brasil 247 em 30/8/2018

O Instituto DataPoder360 divulgou na manhã de quinta-feira [30/8] pesquisa presidencial que revela: 34% dos eleitores consideram a hipótese de votar em Fernando Haddad para presidente da República quando ele é apresentado como “apoiado por Lula”. Ou seja: mais de 1/3 do eleitorado está disposto a votar no nome apontado por Lula se o ex-presidente for excluído ilegalmente da disputa. Na pesquisa estimulada, Lula tem 30%, Bolsonaro tem 21%, Ciro, Alckmin e Marina pontuam 7%, 7% e 6%, respectivamente – e estão empatados na margem de erro do levantamento. Álvaro está com 3%.

Duas características são relevantes para entender a pesquisa: 1) o levantamento do DataPoder é feito por telefone, uma metodologia questionada pelos institutos mais respeitados do país, porque subestima a fatia mais pobre do eleitorado. Por este motivo, a intenção de voto em Lula nas pesquisas do site está rebaixada em relação à dos demais institutos; 2) o site é um inimigo declarado de Lula e do PT e excluiu o ex-presidente de suas pesquisas arbitrariamente. Desta vez, foi obrigado a incluir Lula, porque a lei exige – por óbvio – que as pesquisas apresentem ao eleitor os nomes de todos os candidatos em disputas. Ao censurar Lula, o DataPoder criava uma eleição a seu gosto, mas sem conexão com a realidade.

A taxa de “voto com certeza” em Haddad é de 8% e esse é o voto mais consolidado do petista. Nessa categoria de voto ele está empatado na margem de erro com todos os demais principais candidatos a presidente neste momento, o que mostra a força de seu nome.

O levantamento do DataPoder360 realizou 5.500 entrevistas por meio de telefones fixos e celulares de 24 a 27 de agosto. Foram atingidas 329 cidades em todas as 27 unidades da Federação. A margem de erro é de 2 pontos percentuais. Dado o número de entrevistas e a metodologia aplicada, a estratificação por regiões do país tem grande precisão. O registro do estudo no TSE é BR-04538/2018.

Leia aqui.

Os comentários sem assinatura não serão publicados.

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: