Aplicativo do Partido Novo troca pontos por prêmios, prática proibida pela legislação eleitoral

Até a cor é parecida: Amoêdo dá um Itaú de vantagens.

Um aplicativo para celular lançado pelo Partido Novo, para aumentar o número de apoiadores da campanha do presidenciável João Amoêdo, promete trocar pontos obtidos no programa por prêmios e recompensas

Via Revista Fórum em 30/8/2018

Um aplicativo para celular lançado pelo Partido Novo, para aumentar o número de apoiadores da campanha do presidenciável João Amoêdo, promete trocar pontos obtidos no programa por prêmios e recompensas.

No entanto, tal prática é vedada pela legislação eleitoral. Conforme explicou o perfil do próprio Tribunal Superior Eleitoral no Twitter, “A compra de votos é crime eleitoral, assim como utilizar organização comercial de vendas, distribuição de mercadorias, prêmios e sorteios para propaganda ou aliciamento de eleitores”.

O caso do Novo surge na mesma semana que a notícia de que influenciadores digitais teriam sido pagos para fazer tweets elogiosos à campanha do atual governador do Piauí à reeleição. A diferença é que o pagamento de influenciadores, desde que publicizado, não fere a legislação eleitoral.

Segundo a assessoria de imprensa do Partido Novo, “essa é uma mensagem padrão do aplicativo contratado, cuja alteração já foi solicitada. O Partido Novo não oferece nenhum tipo de contrapartida durante o processo eleitoral. O aplicativo apenas ranqueia o engajamento dos seus usuários para estimular a divulgação do partido e da candidatura”.

Os comentários sem assinatura não serão publicados.

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: