“Mandou avisar”: Para Cármen Lúcia, Lula segue preso até o fim do ano

Via Jornal GGN em 27/8/2018

A poucos dias de deixar a Presidência do Supremo Tribunal Federal (STF), a ministra Cármen Lúcia decidiu “mandar um recado” aos movimentos sociais e apoiadores do ex-presidente Lula de ela não irá modificar nada da pauta de votações.

É que está engavetado na Corte o julgamento da prisão após a condenação em 2ª instância, polêmica que permitiu com que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva fosse preso sem que a sua condenação fosse concluída até a última instância.

Entre as pressões, um grupo de apoiadores do ex-presidente que pedem a sua liberdade fazem greve de fome e tenta marcar uma audiência com a ministra que preside o Supremo. Mas até agora, a ministra vem negando recebê-los.

Grupos e entidades internacionais também apelam à causa e, além de pedirem a soltura direta de Lula, candidato à Presidência nas eleições 2018, pressionam para que a ministra não ignore os manifestantes e os receba.

Além do Comitê de Direitos Humanos da ONU, que solicitou ao Brasil que garanta a possibilidade de Lula participar da disputa eleitoral, por questões democráticas, recentemente a ACT Alliance, a maior aliança mundial que reúne igrejas protestantes e ortodoxas ligadas a questões humanitárias, enviou um manifesto pedindo que Cármen Lúcia recebe os grevistas.

Incomodada, Cármen, entretanto, segue na decisão de não incluir o julgamento da prisão após a 2ª instância na pauta de votações, pelo menos até enquanto o seu mandato como presidente da Corte acabar, no dia 13 de setembro.

De acordo com a coluna de Valdo Cruz, petistas criticaram junto a ministros o posicionamento de Cármen. E a ministra “mandou avisar” de que, se perguntarem, a pauta está fechada até o fim de seu mandato e, caso queiram, precisarão pressionar o novo presidente do STF, Dias Toffoli, que assume na metade de setembro.

Mas a posição é a mesma para Toffoli, que já indicou também que não pretende pautar o tema ainda este ano. Por isso, por parte do Supremo, pelo menos, Lula ficará preso até o fim do ano.

Os comentários sem assinatura não serão publicados.

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: