Dallagnol será investigado por criticar ministros da 2ª turma do STF

Via Jornal GGN em 17/8/2018

A corregedoria do Ministério Público Federal (MPF) e do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) investigam o procurador Deltan Dallagnol, um dos coordenadores da força-tarefa da Lava-Lato em Curitiba, por dizer que alguns ministros são “a favor da corrupção”.

De acordo com Mônica Bergamo, a mira é uma entrevista dada por Dallagnol, nesta quarta (15), à rádio CBN, criticando a decisão da 2ª turma do Supremo de transferir alguns trechos da delação da Odebrecht sobre Lula à Brasília.

Dallagnol teria se referido aos ministros de modo pejorativo: A decisão, disse ele, foi tomada “pelos três mesmos de sempre, que tiram tudo de Curitiba e que mandam tudo para a Justiça Eleitoral e sempre dão habeas corpus, estão sempre formando uma panelinha e que mandam uma mensagem muito forte de leniência a favor da corrupção”.

Os ministros da 2ª turma são Edson Fachin, Dias Toffoli, Gilmar Mendes e Ricardo Lewandowski. Mas apenas Fachin geralmente adota o posicionamento da Procuradoria Geral da República, enquanto os outros três ministros abrem a contradição.

Dias Toffoli teria pedido ao corregedor-geral do CNMP, Orlando Rochadel, para “apurar” possível infração disciplinar por Dallagnol.

“Instauramos uma reclamação disciplinar. […] Nessa primeira fase, vamos degravar a entrevista concedida por ele e ver se há algum indício de infração e se há expressões incompatíveis [com o exercício da função]”, afirma. Depois vamos pedir explicações e, a partir daí, decidir se abriremos um procedimento administrativo disciplinar”, contou o corregedor à coluna de Monica Bergamo.

Os comentários sem assinatura não serão publicados.

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: