Eleição presidencial: Lula lidera no estado de São Paulo, diz pesquisa CNT/MDA

Suplicy para o Senado e Lula para Presidência lideram a pesquisa.

Ex-presidente tem 21,8% das intenções de voto no estado. Sem Lula, indecisos, brancos e nulos sobem de 26,8% para 34,5%. Doria lidera para o governo. Suplicy lidera para o Senado.

Via RBA em 8/8/2018

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lidera as intenções de voto para Presidência da República também no estado de São Paulo, de acordo pesquisa encomendada pela Confederação Nacional dos Transportes à consultoria MDA sobre as preferências do eleitorado do estado governado pelo PSDB de 1995 a 2018. Lula aparece com 21,8% das intenções de voto, à frente de Jair Bolsonaro (PSL), o segundo, com 18,4% dos votos.

A pesquisa CNT/MDA traz Geraldo Alckmin (PSDB), governador por 14 anos, com dois mandatos completos e dois incompletos (2000-2006 e 2011-2018), com 14%. Marina Silva (Rede) tem 6,7% e Ciro Gomes (PDT) 5%. A soma de votos em branco, nulos e de indecisos é de 26,8%.

Num cenário sem a presença de Lula, esse percentual de “não votos” sobe para 34,5%. Bolsonaro aparece com 18,9%, Alckmin com 15%, Marina Silva com 8,4%, Fernando Haddad (PT) com 8,3% e Ciro Gomes (PDT) com 6% das intenções de voto.

Essa versão da pesquisa divulgada pela CNT/MDA não permite comparar com a edição anterior, de maio, cuja sondagem foi nacional, e não estadual. Na ocasião, Lula aparecia com 32,4% e Bolsonaro com 16,7%. A entidade afirmou à RBA que foi feito o levantamento estadual.

A pesquisa ouviu 2.002 entrevistados, em 75 municípios de todas as regiões do estado, entre 2 e 5 de agosto – boa parte dela, portanto, antes das últimas convenções partidárias encerradas no domingo [5/8]. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais.

No domingo, PT e PCdoB anunciaram aliança, com a candidata Manuela D’Ávila retirando sua candidatura. O PT definiu como vice de Lula Fernando Haddad. Está decidido que Manuela assumirá o posto caso o registro da candidatura Lula seja confirmado pela Justiça eleitoral.

Lula venceu as eleições presidenciais em São Paulo em 2002. Depois, os candidatos a presidente do PT ficaram atrás dos candidatos do PSDB em 2006, 2010 e 2014.

Governo do estado
Na pesquisa estimulada para o primeiro turno das eleições de outubro, o candidato do PSDB, João Doria, aparece com 16,4%, seguido por Paulo Skaf (MDB), com 16,2%. Depois, vêm o atual governador Márcio França (PSB), com 5%, e Luiz Marinho (PT), com 4,8% das intenções de voto.

Nos cenários de segundo turno, quando a disputa é entre João Dória e Paulo Skaf, o candidato do MDB aparece na frente com 29,7%, e o tucano obtém 26,8% das intenções de voto. Votos em branco, nulos e de indecisos somam 43,5%.

Quando a disputa é entre João Doria e Márcio França, o candidato do PSDB obtém 31,2% dos votos contra 20,6% para o atual governador de São Paulo. Votos em branco, nulos e de indecisos somam 48,2%.

Em um possível segundo turno disputado por João Dória e Luiz Marinho, Dória obtém 33,6%, e Marinho possui 17,6% das intenções de voto. Votos em branco, nulos e de indecisos atingem 48,8%.

Se o segundo turno fosse entre Paulo Skaf e Márcio França, Skaf venceria com 30,8% contra 17,9% de França. Votos em branco, nulos e de indecisos chegam a 51,3%.

Já no cenário de segundo turno disputado por Paulo Skaf e Luiz Marinho, o emedebista aparece com 35,6% contra 13,2% do petista. Votos em branco, nulos e de indecisos somam 51,2%.

Disputa ao Senado
Eduardo Suplicy (PT) tem 24% da preferência dos eleitores. A então pré-candidata pelo MDB, Marta Suplicy, vem em segundo lugar com 16,7%, seguida de Mário Covas Neto (Podemos), com 12,9%, e de Major Olímpio (PSL), com 11%.

Conhecimento sobre os candidatos
A maior parte dos eleitores entrevistados (67,9%) disse que conhecem pouco ou nada sobre os candidatos ao governo de São Paulo.

Em busca de informações sobre os candidatos, 18,1% dos entrevistados afirmam que já realizaram algum tipo de pesquisa na Internet/Google, e 54% disseram que pretendem pesquisar sobre os candidatos de São Paulo até o dia das eleições. ​

Clique aqui para ver o relatório da pesquisa.

xx

Os comentários sem assinatura não serão publicados.

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: