Incompetência do PSDB em São Paulo é exposta em evento sobre recursos hídricos

Via CartaCampinas em 4/8/2018

A incapacidade dos governos do PSDB em São Paulo ficou exposta em evento Recursos Hídricos: Do Oriente Médio ao Brasil, realizado no Instituto de Estudos Avançados (IEA) da Universidade de São Paulo (USP).

Os tucanos, que governam São Paulo há 24 anos, conseguiram deixar uma das metrópoles com mais água do mundo em uma situação pior do que cidades em regiões desérticas.

Isso fica explícito na fala do conferencista Luis Antonio Bittar Venturi (foto), pesquisador e professor do Departamento de Geografia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP, que afirmou, ao Jornal da USP, que São Paulo é uma das poucas metrópoles no mundo que possui tanta água disponível, o que faz ser um equívoco chamar a situação de crise hídrica.

Venture é taxativo em dizer que não existe crise hídrica em São Paulo, mas crise de gerenciamento hídrico.

O professor ressalta que não é feito qualquer planejamento com medidas que interrompam a poluição e permitam o tratamento da água.

Ele ainda afirma que existem cidades no mundo com disponibilidade muito inferior a São Paulo e que nunca sofreram com a falta desse recurso, como Damasco, capital da Síria, onde visitou para a realização de sua pesquisa.

Outro exemplo mencionado é sobre países com poucos recursos hídricos, como Turquia, Síria e Iraque, que já compartilham bacias, como a do Rio Eufrates. Além disso, em algumas regiões do mundo já se utilizam da tecnologia de dessalinização da água do mar.

Para ele, a vontade política é o principal fator para a persistência do problema, já que não é uma questão tecnológica, muito menos econômica.

Clique aqui para ver a íntegra da entrevista.

***

Os comentários sem assinatura não serão publicados.

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: