Defesa de Lula vai recorrer e mostrar que mídia já fez entrevistas na prisão

Via Jornal GGN em 13/7/2018

É destaque na Mônica Bergamo de sexta-feira [13/7] que a defesa de Lula pretende recorrer da decisão da juíza Carolina Lebbos que impede que veículos de comunicação entrevistem o ex-presidente na prisão em Curitiba. Para indeferir vários pedidos de sabatina e gravações por conta da eleição, Lebbos argumentou que a prisão não é lugar para a imprensa entrar e ainda comparou esse tipo de comunicação com o uso ilegal de celular telefônico por detentos.

Para desmontar os argumentos, a defesa vai mostrar, entre outros pontos, que canais de televisão já entrevistaram “Fernandinho Beira-Mar, Suzane von Richthofen e Marcinho VP”, além do italiano Cesare Battisti e outros exemplos internacionais.

A decisão de Lebbos ocorreu poucos dias após uma guerra jurídica em torno do habeas corpus de Lula. Impetrado por 3 deputados do PT, o recurso, que culminou numa ordem de liberdade que não foi cumprida graças à movimentação de Sérgio Moro, usava como argumento a omissão da juíza de execução penal. Ela estava há 2 meses segurando os pedidos de sabatina e entrevistas com Lula. O desembargador Rogério Favreto entendeu que a prisão de Lula é para restringir sua liberdade de ir e vir, mas seus direitos políticos seguem em vigor.

No Facebook, o juiz de execuções penais Luís Carlos Valois disse que, nos Estados Unidos, presos têm direito de ter acesso à imprensa e, nos estados, há departamentos que regulam essa situação. Isso, claro, quando não se trata de uma “prisão política”, onde há intenção deliberada de manter o réu incomunicável com a sociedade.

Os comentários sem assinatura não serão publicados.

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: