Washington Araújo: Nosso craque Ney-Cai-Cai é apenas esquentadinho?

Björn Kuipers dá cartão amarelo para Neymar, por reclamação, na vitória do Brasil sobre a Costa Rica.

Washington Araújo em 23/6/2018

É como me falou um amigo: “Em matéria de indisciplina, o jogador dublê de garoto propaganda – cantor – ator e amigo do Thiaguinho Globo Ousadia e Alegria é nota 10. Se valesse Bola de Ouro ele seria hexa.”

O que escreve Rodrigo Mattos – e concordo com entusiasmo:

A cena ocorreu no centro de mídia do Estádio do Spartak, em Moscou: a queda de Neymar no suposto pênalti contra a Costa Rica causa um grunhido de indignação entre jornalistas neutros de outros países. Quando o árbitro Björn Kuipers anulou a marcação, houve alguns aplausos.

Não é um fenômeno isolado. Tem sido comum jornalistas estrangeiros pedirem cartões amarelos ou punições pelas simulações ou reclamações constantes do craque brasileiro. Imagens da partida diante da Costa Rica mostram Neymar caindo, ofendendo o árbitro em mais de uma vez, além de sendo grosseiro ao pedir que este não o toque.

A irritação de Kuipers é evidente nos lances em que manda o brasileiro se levantar. A mesma irritação é vista em outros jornalistas, especialmente europeus, que veem como desrespeitosa as atitudes do jogador brasileiro. Como bicho papão de Copas de Mundos, o Brasil não é exatamente querido na mídia estrangeira e entre torcedores de outros países com tradição no Mundial. É um pouco o time a ser batido em determinadas circunstâncias.

Mas jogadores de alto quilate como Cristiano Ronaldo, Messi e Neymar (não, ele não está no mesmo patamar técnicos dos outros) costumam causar admiração pelo que são capazes dentro de campo. O adorador de futebol se ajoelha diante do craque quando ele brilha intensamente. É só ver nossa admiração com o português e o argentino.

No caso de Neymar, no entanto, essa admiração cada vez mais se transforma em repulsa. Porque as atitudes do craque brasileiro são vistas como antidesportivas. Parece que está sempre querendo levar vantagem ao torcer as regras do do jogo, ao pressionar por decisões em seu favor. Essa percepção geral, além de aumentar uma já grande pressão sobre ele, extravasa para o campo. O departamento de arbitragem da Fifa costuma marcar jogadores com tendência a se jogar demais, e será mais difícil que estes consigam faltas marcadas, mesmo quando forem.

No final, não há nada que Neymar tenha a ganhar com o tipo de comportamento que tem exibido nesta Copa

Abaixo, alguns dados objetivos, pra não ficarmos no opinionismo:

CARTÕES RECEBIDOS DESDE AGOSTO DE 2014
Neymar (BRA) – 28 amarelos e 1 vermelho
Luis Suárez (URU) – 23 amarelos
Lionel Messi (ARG) – 13 amarelos
Cristiano Ronaldo (POR) – 12 amarelos
Alexis Sánchez (CHI) – 12 amarelos
Andrés Iniesta (ESP) – 10 amarelos
Thomas Müller (ALE) – 9 amarelos
Robert Lewandowski (POL) – 8 amarelos
Eden Hazard (BEL) – 7 amarelos
Manuel Neuer (ALE) – 4 amarelos

Somando apresentações por Barcelona e pela seleção principal, Neymar levou 28 amarelos e um vermelho em 126 partidas desde o fim da Copa do Mundo-2014. Os dados sobre indisciplina do brasileiro são tão elevados que superam até mesmo os de alguns zagueiros famosos mundialmente pela forma pouco delicada com que se comportam em campo.

O excesso de cartões recebidos por Neymar prejudica a imagem internacional do astro, que não consegue se desvincular das famas de “cai-cai” e de reclamar demais da arbitragem, e também o Brasil.

Um outro amigo não se contém e me diz que “o Neymar hoje deve ser o maior bobo da corte do futebol mundial, ele parece aquelas crianças chatas que quando a mãe diz “vai tomar banho” ele vai direto para a lama e quando diz “vai para a lama” ele chora pra tomar banho. Será que não existe alguém que fale para ele o quanto suas atitudes arrogantes são mal vistas no futebol?”

Mas será apenas um esquentadinho? Ou tem muito mais caroço nesse angu?

(Rodrigo Mattos, Rafael Reis, Washington Araújo)

Os comentários sem assinatura não serão publicados.

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: