Moro dá “carteirada” e ajuda a perdoar corrupção, diz ministro do TCU

Via Jornal GGN em 16/6/2018

O ministro do TCU (Tribunal de Contas da União) Bruno Dantas disparou contra o juiz de piso Sérgio Moro após este último decidir não mais compartilhar provas levantadas pela Lava-Jato em Curitiba com órgãos de controle federais que buscam o ressarcimento dos cofres públicos. Em entrevista ao O Globo, Dantas disse que Moro deu “carteirada”, ajuda a conceder perdão a empresas que enriqueceram com corrupção e age como se tivesse poder de ministro do Supremo Tribunal Federal.

“Se estamos falando de cooperação, não pode haver espaço para uma carteirada de um dos atores que está na mesa de discussão. Alguém pretender dizer: ‘Olha, esse elemento de prova é meu e ninguém pode usar.’ Não é assim que se age no Estado de Direito”, afirmou Dantas.

Segundo o ministro, a “grande verdade é que elas [empresas] desviaram valores muitas vezes superiores aos que elas negociaram em Curitiba” e a lei não permite que o ressarcimento aos cofres públicos seja prometido em delação premiada ou dificultado por uma decisão como a de Moro.

“Não é possível que uma empresa que roubou R$20 bilhões pague R$1 bilhão e seja anistiada, porque colaborou para que outras pessoas fossem presas. A prisão é uma das partes da punição. Quando se desviam bilhões de reais, esse dinheiro sai do bolso do trabalhador brasileiro. Então ninguém pode anistiar, ninguém pode perdoar um dinheiro desviado por corrupção”, comentou Dantas.

“O que me surpreende é que pessoas experimentadas como os procuradores da força-tarefa e o juiz Sérgio Moro tenham entrado nessa questão de asfixiar os órgãos de controle. Retira-se dos órgãos os meios para obter a condenação pelos desvios. Em última análise, significa sim um perdão dos valores que foram desviados”, acrescentou.

Leia a entrevista completa aqui.

Os comentários sem assinatura não serão publicados.

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: