Decisão histórica: OMS retira transexualidade da categoria de distúrbios mentais

Decisão histórica acontece 28 anos depois de organização ter retirado a homossexualidade da categoria de transtornos psicológicos, em 1990.

Via Opera Mundi em 18/6/2018

A Organização Mundial da Saúde (OMS) divulgou na segunda-feira, dia 18/6, a atualização da Classificação Internacional de Doenças, na qual retirou oficialmente a transexualidade da lista de distúrbios mentais.

A decisão histórica acontece 28 anos depois de a organização ter retirado a homossexualidade da categoria de transtornos psicológicos, em 1990. As identidades transsexuais ocupavam lugar na lista ao lado de pedófilos e cleptomaníacos.

“Não há evidências de que uma pessoa com outra identidade de gênero deva ter automaticamente, ao mesmo tempo, um distúrbio mental”, afirmou o diretor do departamento de Saúde Mental e Abusos de Substâncias da OMS, Shekhar Saxena.

Entretanto, a transexualidade permanece no documento, na categoria de “condição relativa à saúde sexual”, o que garante que alguns países continuem a oferecer suporte público de saúde para essa população.

“Se as pessoas com outra identidade de gênero são identificadas automaticamente como alguém com distúrbio mental, em muitos países elas são estigmatizadas pode ser que se reduzam as oportunidades de auxílio”, disse Saxena.

Uma resposta to “Decisão histórica: OMS retira transexualidade da categoria de distúrbios mentais”

  1. heloizahelenapiasblog Says:

    até q um dia resolveram por fim a estupidez de acharem q transexualidade fosse uma doença, sempre achei q nunca seria, e sim uma opção de saber amar e querer o q lhe agrada e lhe satisfaz, que bom só assim muitas kbç mudam essa aberração, parabéns ha estes seres tão amigos. ________________________________________

Os comentários sem assinatura não serão publicados.

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: