Ricardo Kotscho: Lava-Jato em Curitiba é insubordinada e esvazia a própria operação

Via Jornal GGN em 13/6/2018

O jornalista Ricardo Kotscho publicou artigo na quarta-feira, dia 13/6, levantando uma série de questões que envolvem a insubordinação da Lava-Jato em Curitiba. Ele comentou especificamente sobre a decisão de Sérgio Moro de simplesmente impedir que empresas e delatores sejam investigados por qualquer órgão de controle brasileiro com base no conteúdo levantado pelo Ministério Público Federal.

Kotscho começa perguntando “por que o sigilo” da decisão de Moro, que foi tomada há meses atrás e só agora foi revelada pela Folha de S.Paulo.

Além disso, quem foi que deu poder ao juiz ou aos procuradores de Curitiba para definirem que órgãos como Tribunal de Contas da União e Receita Federal, entre outros, impões “sanções excessivas” às empresas já investigadas criminalmente na Lava-Jato?

Enquanto Moro atropela os órgãos de controle brasileiro com base no Direito dos Estados Unidos (lá, delações não podem ser usadas contra delatores em ações civis ou penais), o Supremo Tribunal Federal “se mantém em obsequioso silêncio sobre o assunto”, indicou Kotscho.

“Cada vez fica mais claro que a República de Curitiba tem vida independente e, uma vez alcançados seus principais objetivos, agora a tendência é esvaziar a própria operação, a exemplo do que se viu em outra decisão tomada por Moro na terça-feira.”

Na decisão referida por Kotscho, Moro abre mão de julgar servidores do governo Beto Richa (PSDB), no Paraná, com a desculpa de que está muito ocupado com outros processos. Com o valor desviado no esquema de corrupção envolvendo empresas de pedágios, sob Richa, equivale a mais de 30 unidades do triplex atribuído a Lula.

Leia a coluna de Kotscho na íntegra aqui.

Os comentários sem assinatura não serão publicados.

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: