Em nova nota, Vaticano confirma mídia independente e diz que consultor do papa foi proibido de visita Lula

Via Brasil 247 em 12/6/2018

O Vaticano confirmou o noticiário da mídia independente sobre o caso de Juan Grabois, que é consultor do Papa Francisco, e tentou levar ao ex-presidente um terço abençoado pelo pontífice. A Agência Lupa, que é ligada ao grupo UOL, da família Frias, acusou sites como 247, DCM e Fórum de propagar notícias falsas, mas foi ela quem propagou uma informação inverídica. Aguardamos seu pedido de desculpas.

Abaixo, a nova nota do Vaticano sobre o caso:

CIDADE DO VATICANO
Corrigindo um nosso serviço precedente sobre o caso Grabois-Lula, devemos ressaltar que havia imprecisões na tradução e nas transcrições que induziram a alguns erros. Abaixo apresentamos a notícia correta.

O advogado argentino Juan Gabrois é consultor do ex-pontifício Conselho Justiça e Paz, que passou a fazer parte do Dicastério para o Serviço do Desenvolvimento Humano Integral, e é o coordenador do encontro mundial dos movimentos sociais em diálogo com o Papa Francisco.

Grabois concedeu uma entrevista (clique aqui) depois de ter sido impedido de visitar o ex-presidente Lula no Cárcere de Curitiba, onde está detido há mais de dois meses. Grabois definiu inexplicável a rejeição de não ter podido se encontrar com Lula a quem queria levar um Terço abençoado pelo Papa, as palavras do Santo Padre e as suas reflexões com os movimentos sociais e discutir assuntos espirituais com o ex-chefe de Estado.

Grabois disse que está muito preocupado com a situação política no Brasil e em vários países da América Latina. Enfim, disse estar muito triste pela proibição de realizar esta visita, mas que o importante é ter conseguido levar a Lula o Terço.

***

VATICAN NEWS DESMONTA TESE DE FAKENEWS DA LUPA E CONFIRMA INFORMAÇÃO DA BLOGOSFERA
Ivan Longo, via Revista Fórum em 12/6/2018

Depois de alterar e apagar um texto em que negava que o argentino Juan Gabrois seria consultor do Papa Francisco e que teria vindo ao Brasil para entregar a Lula um terço abençoado pelo pontífice, o site Vatican News, ligado ao Vaticano, divulgou uma nova nota, na noite de terça-feira, dia 12/6, em que corrige a nota anterior e confirma a informação divulgada por veículos como Fórum, Brasil 247 e Diário do Centro do Mundo.

Na segunda-feira, dia 11/6, Fórum, assim como outros veículos de mídia independente, noticiou que Juan Gabrois, impedido de visitar o ex-presidente Lula em Curitiba, trazia consigo um presente ao petista: um rosário abençoado pelo próprio Papa Francisco. A informação foi fornecida pela própria equipe de comunicação do ex-presidente Lula.

Com base na primeira nota divulgada pelo Vatican News, a Agência Lupa, ligada à revista Piauí, publicou uma reportagem em que chamava as matérias sobre o teor da vinda de Gabrois ao Brasil de fakenews. Por conta disso, Fórum, assim como os outros veículos que noticiaram a informação, foram notificados pelo Facebook, que os ameaçou de tirar as páginas do ar ou reduzir o alcance de suas publicações, em uma clara ameaça de censura.

A nova nota do Vatican News, no entanto, confirma a versão dos veículos de mídia alternativa e derruba a tese de fakenews da Lupa.

“Corrigindo um nosso serviço precedente sobre o caso Grabois-Lula, devemos ressaltar que havia imprecisões na tradução e nas transcrições que induziram a alguns erros […] Grabois definiu inexplicável a rejeição de não ter podido se encontrar com Lula a quem queria levar um Terço abençoado pelo Papa, as palavras do Santo Padre e as suas reflexões com os movimentos sociais e discutir assuntos espirituais com o ex-chefe de Estado”.

Mais cedo, o editor da Fórum, Renato Rovai, publicou em seu blogue um texto em que trata da relação próxima de Juan Grabois com o Papa Francisco. O texto, inclusive, foi enviado à redação da Lupa como parte da resposta à matéria em que classificavam a informação deste site como fakenews. A agência, demonstrando não confiar na apuração da Fórum, no entanto, não corrigiu sua publicação.

Uma resposta to “Em nova nota, Vaticano confirma mídia independente e diz que consultor do papa foi proibido de visita Lula”

  1. heloizahelenapiasblog Says:

    isso q chamo d pouca vergonha, proibir a visita de uma pessoa de confiança do Sto.,Papa Francisco, é a última coisa q a ignorância e malvadeza fizeram p ele, s[ó espero q este e nenhum outro venha mais aqui, c isso eles nunca mais virão aqui só no próximo século, isto é uma vergonha internacional. ________________________________________

Os comentários sem assinatura não serão publicados.

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: