Como Lula não cai, decidiram retirá-lo das pesquisas

William de Lucca em 5/6/2018

A pesquisa divulgada na manhã de terça-feira, dia 5/6, pelo portal Poder360 é a primeira a retirar o nome do ex-presidente Lula (PT) da disputa. A remoção se não é crime eleitoral é desonesta, pois retira do ideário popular um sujeito que neste momento tem as mesmas condições de disputa do que todos os outros pré-candidatos.

Pior: retira o nome do pré-candidato que lidera todas as pesquisas de intenção de votos de todos os institutos, em todos os cenários de primeiro e segundo turno. É uma antecipação do golpe que há de se consumar contra a candidatura do petista, corroborada pelo veículo.

A estratégia de parte da imprensa que já escolheu um lado, apesar de fingir que não escolheu, é a mesma: deslegitimar a candidatura de Lula para que ele seja lido como ‘não candidato’. Como esta estratégia dura meses e só tem reforçado o petista na dianteira das pesquisas, não resta alternativa além de retirar o nome do ex-presidente da República por dois mandatos das inquirições.

O resultado de uma pesquisa construída sem Lula demonstra como seria um cenário sem ele: brancos, nulos e indecisos lideram acima dos 30% nos três cenários pesquisados. Jair Bolsonaro (PSL) aparece em todos com resultados acima dos 20%, seguido de Ciro Gomes (PDT) em todos os cenários, mas sempre com pelo menos 10% atrás do candidato da extrema-direita.

Outro dado importante parece ser a inclusão o nome de Fernando Haddad (PT) na pesquisa. O ex-prefeito de São Paulo não está em campanha, dedicando-se exclusivamente a construção do plano de governo de Lula, e ainda assim aparece com 8% das intenções de voto, em um empate técnico com Ciro Gomes em dois cenários, esgarçando-se as margens de erro.

Os comentários sem assinatura não serão publicados.

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: