Luis Felipe Miguel: A Folha não é para principiantes

Luis Felipe Miguel em 2/5/2018

Tendo sido obrigada a noticiar os atentados a bala contra o acampamento em Curitiba, a Folha revida hoje [2/5] dando uma matéria com o administrador de empresas que foi agredido no ato em frente ao Instituto Lula, há quase um mês.

Ele interrompeu uma entrevista de Lindbergh Farias para xingá-lo. O sr. Carlos Alberto Bettoni diz agora que “não me recordo ao certo se eu de fato disse algo, ou, acaso tenha dito, não creio que tenha sido algo mais contundente, até porque não tenho por hábito militar politicamente a favor ou contra quem quer que seja”.

Mas foi registrado que ele falou o seguinte: “Vem apanhar aqui, seu filho da puta. Vai ser reeleito aqui, seu viado?”

Militantes intervieram e empurraram Bettoni com força. Ao cair, ele bateu a cabeça no para-choque de um caminhão e sofreu traumatismo craniano.

Foi uma agressão estúpida. Não sei se o administrador é simplesmente um teleguiado, cevado pelo ódio que a direita dissemina, ou se tinha mesmo o intuito de gerar uma reação destemperada, como está no manual da provocação de direita que o MBL incorporou de seus patrocinadores norte-americanos. Seja como for, agredi-lo foi bem pouco inteligente.

Mas o discurso de Bettoni é que tentaram matá-lo (“minha morte não ocorreu por fatos alheios à vontade” das pessoas que o agrediram etc.). Seu advogado quer enquadrar o caso como tentativa de homicídio qualificado.

É um discurso abusivo, destinado a alimentar o fantasma da “violência da esquerda”. Não existe outra explicação para o caso – lamentável, mas menor – estar sendo ressuscitado agora.

Por outro lado, cabe à militância manter a fleuma e não cair em provocações baratas. Empurrar o imbecil que xinga o senador não é “resistência antifascista”. É só perder a cabeça e agir do jeito que a direita quer.

Os comentários sem assinatura não serão publicados.

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: