Lula, como um simples metalúrgico se tornou um mito

Via Brasil 247 em 7/4/2018

O psicanalista Evaristo Magalhães avalia que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva “não é mais uma pessoa”. “Lula é mais que uma ideia: é uma narrativa. Lula inventou e praticou sentidos. Ele mostrou – pela – sua trajetória – que um mundo melhor é possível. Lula é um mito. Não um mito do povo brasileiro, e sim, um mito – agora – da humanidade”.

“O mito é modelo ou uma referência a ser seguida. Ninguém na história do Brasil conseguiu chegar a esse patamar. Estamos há mais de quinhentos anos desamparados de quase tudo. Andávamos a ermo sem nada e nem ninguém para apontar que deu certo. Agora temos o Lula. Ele já é eterno”, diz.

Magalhães reforça que “os gregos tinham os mitos como uma narrativa”. “A humanidade não teria sobrevivido se não fossem as narrativas. O mundo é nebuloso. Viver é estranho demais: não sabemos de onde viemos e nem para onde vamos. Não podemos controlar o tempo: vamos envelhecer e vamos morrer. Sem as narrativas, enlouqueceríamos e nossas vidas finalizariam antes do tempo. Narrar é criar uma história sobre o que estamos vivendo ou sobre o que já vivemos. Narrar é contar como nossos antepassados deram conta e como nossos contemporâneos estão dando conta de conduzir suas vidas. Narrar é criar sentidos. É acender chamas no obscuro. É dizer que vale a pena prosseguir”.

“Qualquer política – daqui para frente – o terá como parâmetro de comparação. Ninguém – na história desse país – foi capaz de fazer o que ele fez. Ele foi quase ao grau máximo do modo republicano e democrático de exercício do poder. Quantas teses não serão escritas sobre ele?! Quantos livros não serão publicados sobre ele?! Pobre de quem virá depois dele – porque terá se submeter ou fazer mais que ele. Será? Espero que ele ainda volte para terminar tudo o que ainda falta para ser feito”, acrescentou.

Uma resposta to “Lula, como um simples metalúrgico se tornou um mito”

  1. Priscila Kuperman Says:

    Tudo o que eu já disse por aí sobe sua competência a analise sensivel e eficiente. Quero segui-lo. Sou profa. Aposentada da Ufrj e Unirio,

Os comentários sem assinatura não serão publicados.

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: