Prefeito de Nova Iorque diz que morte de Marielle “mostra declínio da democracia brasileira”

O prefeito de Nova Iorque, Bill de Blasio, segura uma bandeira com as cores do arco-íris ao lado da mulher, Chirlane, e da filha, Chiara, durante Parada do Orgulho Gay da cidade.

Via UOL em 25/3/2018

Onze dias após o assassinato da vereadora Marielle Franco (PSOL), do Rio de Janeiro, o prefeito de Nova Iorque , Bill de Blasio, usou sua conta no Twitter neste domingo (25) para dizer que o crime mostra o “declínio da democracia brasileira” e a “opressão de pessoas afrodescendentes”.

No mesmo tuíte, o norte-americano questiona se o governo teve envolvimento com o crime e diz “exigir a verdade”. Do partido democrata, Bill de Blasio governa Nova Iorque desde 2014. Antes, ocupou o cargo de defensor público da cidade. Ele é casado e tem dois filhos com uma mulher negra.

A comoção por conta da morte da vereadora – morta a tiros no último dia 14 – teve destaque na capa do jornal americano “Washington Post”, em sua edição impressa da última terça-feira (20). Segundo a publicação, ela se tornou um “símbolo global”.

As investigações da morte de Marielle e do motorista do carro em que ela estava, Anderson Gomes, estão sendo conduzidas pela Polícia Civil do Rio de Janeiro. Até o momento, os investigadores não informaram se há suspeitos.

O crime ocorreu em meio à intervenção do governo federal na área de segurança pública do Rio, medida criticada por Marielle, que era relatora da comissão na Câmara dos Vereadores que acompanhava a ação.

Sigilo
A polícia do Rio está apostando no sigilo das investigações para tentar elucidar os assassinatos. Até agora, a maior parte das informações que se tornaram públicas não dão muitas pistas sobre quem cometeu o crime e qual foi sua motivação.

O que está claro até o momento é que Marielle foi vítima de uma emboscada e não de uma tentativa de roubo comum. Anderson morreu porque estava junto com ela. Uma assessora da vereadora ficou apenas ferida por estilhaços.

Os comentários sem assinatura não serão publicados.

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: