Eduardo Azeredo teve pena diminuída na 2ª instância e fica solto, a meses de prescrição

Enquanto Lula teve pena aumentada em julgamento quatro vezes mais rápido e determinada a prisão o quanto antes, o ex-governador tucano aguarda em liberdade, teve a pena diminuída e poderá pedir a prescrição em setembro deste ano.

Patricia Faermann, via Jornal GGN em 8/3/2017

Se o Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) decidiu por aumentar a pena do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e prendê-lo assim que terminados os recursos na Corte, para o ex-governador tucano Eduardo Azeredo, a segunda instância de Minas Gerais diminuiu o tempo de prisão e permitiu que ele respondesse ao processo em liberdade até a última instância.

A decisão foi tomada na noite de quarta-feira, dia 7/3, quando a condenação de Azeredo por peculato e lavagem de dinheiro no mensalão tucano foi mantida pelo Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJ/MG). Dois dos três desembargadores entenderam que poderia ser tirados nove meses da condenação do tucano.

Também em realidade distinta foi a velocidade tomada no julgamento do processo do tríplex contra o ex-presidente Lula, desde a Vara Federal de Curitiba até chegar ao TRF4, que levou seis meses para a segunda instância não somente aumentar em três anos o tempo de encarceramento, como também determinar a prisão o antes possível.

Já no caso de Azeredo, o processo começou a ser julgado em 2009, tramitando em várias instâncias após a renúncia do tucano do então cargo de deputado federal, em 2014. Em dezembro de 2015, o ex-governador de Minas Eduardo Azeredo foi condenado a 20 anos de prisão por envolvimento no chamado mensalão mineiro.

Se para Lula foram necessários seis meses para o caso ser analisado por turma colegiada de segundo grau, mais de dois anos se passaram para o Tribunal de Justiça mineiro dar a sua sentença: que além de diminuir em nove meses o tempo de prisão de Azeredo, autorizou o político tucano a esperar o fim do seu julgamento até o Supremo Tribunal Federal (STF) em liberdade.

“Deve ser mantida a condenação imposta ao apelante pelos delitos de peculato e lavagem de dinheiro”, determinou o desembargador Adilson Lamounier. E o desembargador Alexandre Victor de Carvalho lembrou, ainda, que o ex-governador do PSDB tem ainda na mesma instância outras chances, uma vez que ele mesmo foi contrário a manter a pena ao político:

“Podem ser interpostos nesta instância ainda embargos declaratórios e embargos infringentes em razão da divergência havida entre meu voto e dos dois desembargadores que condenaram o acusado”, afirmou.

Enquanto o TRF4 tenta fazer tramitar os processos do juiz Sérgio Moro, de Curitiba, que chegam ao segundo grau o mais rápido possível, o TJ/MG não tem prazo para julgar os recursos do tucano, como os embargos. Ainda, o julgamento precisaria ser concluído até setembro deste ano: caso contrário, a defesa de Azeredo já pode entrar com pedido por extinção da pena porque o político completa 70 anos de idade.

3 Respostas to “Eduardo Azeredo teve pena diminuída na 2ª instância e fica solto, a meses de prescrição”

  1. Aristóteles Barros da Silva Says:

    Ora, ora, Senhores/as Brasileiros/as! Esse Poder Judiciário que aí está, pouco se lixa para o significado de moral e ética. Estamos, sim, em plena ditadura jurídica/midiática/parlamentar. Vade retro!

  2. heloizahelenapiasblog Says:

    mais uma covardia estampada na cara destes abutres q se completam com a desgraça dos outros,bando de parasitas ________________________________________

  3. Geraldo Lobo Says:

    MAIS UM ABSURDO DA JUSTIÇA FEDERAL! SE ESSE PULHA FICAR SOLTO NÃO HÁ COMO PRENDER O LULA! E SE O FIZEREM SERÁ MAIS UM DEMONSTRATIVO DA IMORALIDADE DOS TRIBUNAIS E DA JUSTIÇA DE NOSSO PAÍS.

Os comentários sem assinatura não serão publicados.

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: