Diogo Mainardi, o vândalo infiltrado na greve dos bancários de 1979

Mainardi, a besta: O playboy estava de Rolex no pulso praticando vandalismo.

Em 1979, o jovem Diogo Mainardi atua infiltrado na greve dos bancários, depredando vidraças para desqualificar a mobilização na mídia.

Via O Fim da Imprensa em 23/1/2014

Acontecia o movimento grevista dos bancários em setembro de 1979, considerado um dos marcos da categoria pela dimensão da mobilização. Eis que a mídia, obviamente a serviço dos banqueiros e da ditadura com a qual compactuava, para tentar desqualificar o movimento, chamou a greve de “fiasco” e os grevistas de “vândalos”. Um dos “vândalos” era o playboy Diogo Mainardi, filho do publicitário Ênio Mainardi. De relógio Rolex no pulso, ninguém sabe ao certo o que ele foi fazer no meio dos manifestantes. Curiosamente, a cena saiu em destaque na revista Veja (edição nº 576 de 19/9/1979), que chamou o movimento de “desastrado”.

Ao Jô Soares, Mainardi disse que ficara “insano” por conta de uma cacetada da polícia no braço e uma bomba de gás lacrimogênio. Não convenceu, claro. Mas dá para perceber que, independente das convicções do jovem Mainardi, ele ajudou a revista fascista a elaborar matéria que pintou os manifestantes como “vândalos”. Anos depois, o “vândalo” da Veja viria a ganhar uma coluna na revista. Alguns críticos afirmam que Mainardi não era um colunista, mas apenas um “laranja” para os editores da revista poderem, sem “sujar as mãos”, assassinar reputações; extravasar, com linguagem débil, toda a torpeza que não convinha a uma revista “isenta”. Como se a revista Veja não fosse, por si só, abjeta.

Após vários processos na justiça (contra Mainardi e o Grupo Abril, que publica a Veja), acusações de servir a lobby e milhares de críticas contra a baixaria, a Veja resolveu extinguir a coluna de Diogo Mainardi.

2 Respostas to “Diogo Mainardi, o vândalo infiltrado na greve dos bancários de 1979”

  1. heloizahelenapiasblog Says:

    mais um boi de piranha querendo fazer mico nas revistas de hoje, Veja era imbatível, hoje nem perto chega, sempre teve pessoas infiltradas em ss reportagens investiogativas, no mínimo nunca mais fez p aparecer.

    ________________________________

  2. Claudio Corrêa Says:

    Mainardi agora depreda reputações de forma covarde e serve como escoadouro privilegiado dos vazamentos seletivos de Sérgio Moro.
    Tem acesso total à 13ª Vara Criminal Federal da República de Curitiba, até pra vazar em tempo real depoimentos que muitas vezes nem advogados têm acesso.
    Mainardi mantêm intacto o caráter abjeto de sua juventude.

Os comentários sem assinatura não serão publicados.

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: