Havia um país aqui

Marco Antônio Araujo, via Esquerda Caviar em 16/9/2017

A liberdade de expressão, os direitos humanos, as garantias individuais, todos esses valores foram conquistas do liberalismo, do iluminismo, do positivismo – ou da burguesia, se preferirem.

Tanto que nossa frágil democracia chegou a tal ponto de degradação que o obscurantismo prevalece em muito porque o que havia de direita esclarecida no Brasil se aliou (e, em seguida, se rendeu) à barbárie – talvez por perceber que foi derrotada no campo democrático, parlamentar e institucional.

Nossos liberais abririam mão de qualquer princípio ideológico em troca de rigorosamente nada que os distingam do atraso que deveriam combater.

O que está sendo expurgado não é só a esquerda, amigos. Não vamos cometer esse erro trágico novamente. O golpe de 64 foi desastroso para as artes, a ciência, a universidade, a sociedade civil.

Mas é bem provável que esse período que estamos vivendo, de recrudescimento vertiginoso, seja o mais grave de nossa história.

Estamos perdendo as referências básicas de um estado laico e de direito, da própria democracia. Reflitamos todos, mas rápido, antes que seja tarde, ou não haverá tempo de reverter tamanho retrocesso.

Havia um país aqui.

Uma resposta to “Havia um país aqui”

  1. Selma Schiedeck Says:

    Um retrocesso enorme na história brasileira. Incrível, como em tão pouco tempo, conseguiram causar tantos malefícios à sociedade.

Os comentários sem assinatura não serão publicados.

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: