O Facebook, a arte e a imbecilidade humana

Vitor Suman em 12/9/2017

No Facebook, tem de tudo: gente que odeia tudo/todos, que vota no Bolsonaro, que quer ver bandido morto, que crê no Moro, gente que estava indignada com a Dilma (porque era feia e burra), mas acha o Temer melhor porque a esposa dele é uma gostosa, gente que não sabe a diferença entre Venezuela, Argentina, Uruguai e Colômbia, gente que odeia a “baianada” (afinal, passou de BH é todo mundo baiano ou paraíba), gente que usa termos como heterofobia, racismo reverso e feminazi

Gente que diz um quadro do Van Gogh é arte, mas não entende a arte de Duchamp. Que gosta do Sgt. Pepper’s, mas não entende as performances de Yoko Ono. Gente que aprecia – e muito – um bom Picasso, mas acha que a Marina Abramovic é um lixo… e por aí vai.

Agora, por causa da polêmica do MBL e do Santander, todos são experts em arte. Aliás, por causa de um quadro. Por causa de um quadro que eu duvido que você parou para olhar e tentar entender.

Dizem que a arte de lá era uma bosta que não dava pra mostrar pras crianças. Pois é. Não pode mesmo. Se você não põe limites em seus filhos, sobrinhos, ou seja lá o que for, é você que tá errado, seu pulha. Ou a arte de Milo Manara, por exemplo, serve pros pequenos? Não serve. Mas é uma bosta? Não é. Mas você vai deixar seu filho ver? Óbvio que não. Só quando tiver na idade certa.

Agora, só para constar, vamos explicar uma coisa sobre a arte:

Arte: substantivo feminino
1) habilidade ou disposição dirigida para a execução de uma finalidade prática ou teórica, realizada de forma consciente, controlada e racional.
2) conjunto de meios e procedimentos através dos quais é possível a obtenção de finalidades práticas ou a produção de objetos; técnica.
3) p.ext. talento, contribuição própria da inteligência e da sensibilidade de um artista.
Origem da palavra: do latim artis, que significa: “Maneira de ser ou de agir, habilidade natural ou adquirida, arte, conhecimento técnico”.

Portanto:

Se você não gostou do tema diversidade, porque, “onde já se viu, agora viadagem é arte”, é uma coisa. Isso significa que você é um fascista, um preconceituoso, um hipócrita… ou seja, um grande filho da puta da pior espécie.

Se você acha que gente como Marcel Duchamp, Yves Klein, Sol LeWitt, Dmitri Prigov e outros artistas conceituais não são arte, só porque se diferenciam do Picasso que você tanto ama, isso significa que você é um burro. Um burro que não entende a arte, que não entende para que ela serve, e que nunca poderá ser chamado de artista – embora queira.

Agora, se você simplesmente não gostou do quadro da Adriana Varejão, agora aí sim você está em seu direito, afinal, nem todo mundo é obrigado a gostar de tudo, né? Exatamente por isso tem tanta arte e diversidade no mundo. A imagem é forte? Sim. Premissa da boa arte é essa. Chocar, fazer pensar, estimular a interação. A imagem é feia e malfeita? Nem fodendo, meu querido.

Mas aí eu digo, então: por que, em vez de ficar admirando o Picasso, você não cai de boca nele? Ia parar de falar merda, pelo menos enquanto estivesse com a boca cheia. Se bem que no Facebook você usa os dedos, que estariam bem melhores se enfiados em seu rabo preconceituoso e burro.

Tem muita gente burra no meu Face. Tem muita gente muito burra. E eu só queria um texto pequeno, para vocês não se cansarem. Mas não deu, ficou comprido. Desculpe.

Vitor Suman é jornalista e beatlemaníaco.

Uma resposta to “O Facebook, a arte e a imbecilidade humana”

  1. heloizahelenapiasblog Says:

    Arte é uma beleza de entedimentos entres as partes diferencidas do q é belo. o q é belo admiro, e r n gosto, n olho e nem comento.deixo de lado.
    ________________________________

Os comentários sem assinatura não serão publicados.

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: