BBC: Mania global pelo Brasil deu lugar a sentimento de náusea

BBC diz que mania global pelo Brasil deu lugar a sentimento de “Brasil-náusea”.

Daniel Buarque, via Brasilianismo em 8/7/2017

Reportagem do serviço brasileiro da rede britânica BBC analisou como a cúpula do G20, na Alemanha, evidenciou o declínio da reputação internacional do Brasil nos últimos anos.

Segundo o texto, o G20 ganhou importância exatamente na época em que começou a haver uma forte valorização da imagem do Brasil no mundo, mas enquanto o encontro de líderes das maiores economias do mundo se manteve importante, o Brasil viu sua relevância internacional evaporar. A mania pelo Brasil virou um sentimento de “Brasil-náusea”, diz.

A expressão vem do diretor do BricLab da Universidade de Columbia, nos EUA, Marcos Troyjo. Segundo ele, “os anos de 2008 e 2009 eram o momento da ‘Brasilmania’, com a estátua do Cristo Redentor decolando do topo da montanha do Corcovado na capa da revista inglesa The Economist. Agora, acho que estamos numa fase de ‘Brasil-náusea’, colocando para fora problemas como populismo político, irresponsabilidade fiscal e um sistema de economia política de compadrio”.

O fenômeno da rápida piora da imagem internacional do Brasil após momentos de tanta admiração global é tratado com frequência neste blog Brasilianismo.

Para observadores atentos à história das interpretações externas do país, a reputação brasileira costuma oscilar entre momentos de euforia e de depressão como o atual, o que ajudaria a explicar a atual crise de reputação do Brasil.

Os comentários sem assinatura não serão publicados.

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: