Após escolha de relator da denúncia, alguns aliados de Temer dizem em tom fúnebre: “Agora acabou”.

Sérgio Zveiter é visto como independente e escolha teria desanimado base aliada do presidente – por outro lado, Planalto relativiza escolha do relator

Via Infomoney em 5/7/2017

A escolha de Sérgio Zveiter (PMDB/RJ) como relator do pedido de denúncia de Michel Temer na CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) da Câmara foi vista com apreensão pelo Palácio do Planalto. Apesar de ser do partido do presidente, o deputado é da ala independente e novo na legenda. Assim, sua escolha frustrou o governo.

Segundo a coluna Painel, da Folha de S.Paulo, a escolha de Zveiter é um aceno para o grupo que pode se beneficiar com a queda de Temer, já que o parlamentar é aliado do presidente da Câmara Rodrigo Maia (DEM/RJ), principal cotado para assumir a presidência caso o peemedebista saia do poder.

Neste cenário, após a escolha de Zveiter ser formalizada, parte importante da base aliada na Câmara demonstrou abatimento, informa a coluna. Deputados próximos ao presidente Temer que, até então, mostravam otimismo disseram, em tom fúnebre, que “agora acabou”.

Por outro lado, o Palácio do Planalto tentou minimizar a sensação de derrota iminente, diz o jornal. O ministro Moreira Franco, da Secretaria Geral da Presidência, afirmou que Zveiter vem de uma “família forjada no Direito”. “Tenho certeza de que ele fará uma análise técnica para honrar essa tradição”, disse. Já o advogado Antônio Claudio Mariz de Oliveira reforçará o discurso de que a denúncia “é uma peça de ficção”.

Já de acordo com o jornal O Estado de S.Paulo, a escolha de Zveiter como relator foi vista tanto pela oposição quanto pela base aliada como a menos prejudicial entre as opções do presidente da CCJ, Rodrigo Pacheco (PMDB/MG). “Ainda que Zveiter não seja 100% alinhado com o Palácio do Planalto, há um discurso oficial entre os governistas de que o peemedebista é sereno e técnico em sua atuação na CCJ. Nos bastidores, os aliados do Planalto avaliam que haveria com o deputado fluminense margem de negociação para apresentação de um parecer pela inadmissibilidade da denúncia”, afirma a publicação.

Vale destacar que, com a indicação de Zveiter para a relatoria da denúncia, a defesa do presidente será entregue hoje [5/7], às 15 horas, na CCJ, pelo advogado de Temer, Antônio Mariz. Já o relator disse que vai estudar a matéria a partir de agora e que agirá com independência. “Eu tenho total independência, tranquilidade e me considero com capacidade de estudar essa matéria. Pretendo cumprir estritamente o que prevê a Constituição e o regimento interno da Câmara”.

Em entrevista à Folha, Zveiter ainda falou que não teme reação do Planalto caso apresente parecer favorável à aceitação. “Não tem como o governo me escantear. Sou deputado federal titular e não tenho cargo”. Ele se disse ainda “tranquilo” quanto ao fato de seu nome não ter sido muito bem recebido pelo Planalto. “É uma denúncia contra o presidente apresentada pelo procurador-geral da República [Rodrigo Janot], não tem como agradar os os dois”, disse.

Tendo em vista esse cenário, a LCA Consultores aponta que, se não há motivo para Temer comemorar efusivamente a escolha feita, tampouco há razão para ficar de fato preocupado. “Não era, tudo indica, o preferido do Planalto, que tentou emplacar na relatoria o deputado gaúcho Alceu Moreira (PMDB), muito próximo a Eliseu Padilha. Zveiter, contudo, está longe de ser um oposicionista”. Em geral, ele tem votado de acordo com os interesses do governo na Câmara dos Deputados e foi cotado para relatar a Reforma da Previdência Social na Comissão Especial da Câmara Federal.

Os comentários sem assinatura não serão publicados.

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: