Governo troca comando de Furnas para atender presidente da CCJ, que vai definir relator de denúncia contra Temer

Rodrigo Pacheco: Deputado indicará relator da denúncia contra Temer.

Via Valor Econômico em 30/6/2017

Às vésperas de o presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), Rodrigo Pacheco (PMDB/MG), definir o relator da denúncia contra o presidente Michel Temer pelo crime de corrupção passiva e conduzir a votação, o governo se movimenta para atender uma reivindicação do peemedebista e substituir o atual presidente de Furnas, Ricardo Medeiros.

O indicado para o comando da estatal, principal subsidiária da Eletrobras, é o atual diretor de Administração, Júlio Cesar Andrade, que chegou ao cargo com apoio do senador Romário (Podemos-RJ), mas recebeu a chancela da bancada do PMDB de Minas há dois meses, por conta da insatisfação com a “falta de ajuda” de Medeiros.

O presidente da CCJ reconheceu a indicação, “apoiada por toda a bancada do PMDB de Minas”, mas negou qualquer relação de favorecimento. “É muito inusitado que se esteja tratando desse assunto agora. A indicação da presidência de Furnas é do PMDB de Minas há muito tempo e o pedido de substituição também é antigo”, afirmou.

O governo quer que Pacheco indique um relator contrário à denúncia, que precisa ser aprovada pelo plenário da Câmara para ser analisada pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Os favoritos do Palácio são os deputados Jones Martins (PMDB/RS) e Alceu Moreira (PMDB/RS), mas o presidente da CCJ tem defendido que o relator seja independente.

“A situação do presidente da República na CCJ é muito mais ampla, é uma questão grave que tem que ser tratada com isenção. Reafirmo que não aceitarei interferência do governo em nenhuma circunstância”, disse Pacheco, que escolherá o relator na terça-feira, dia 4/7, e decidirá as questões de ordem da tramitação na CCJ.

[…]

***

Governo dá cargo para presidente da CCJ, que vai definir relator de denúncia contra Temer
Via Coluna do Estadão em 30/6/2017

O esforço do governo para tentar impedir a abertura de processo contra Michel Temer pelo STF passa por agradar ao presidente da CCJ, Rodrigo Pacheco (PMDB/MG). Às vésperas do deputado escolher quem será o relator da denúncia contra Temer, Pacheco terá uma demanda antiga atendida pelo Planalto: a troca do presidente de Furnas. Sai Ricardo Medeiros e entra Júlio Cesar Andrade. O deputado garante que não vai pautar suas decisões por isso. “Nem que o governo corrija a falta grave que tem com Minas, isso não vai influenciar na CCJ”, avisa.

Engole seco. A troca na presidência de Furnas desagrada ao ministro das Minas e Energia, Fernando Filho, que recebeu ordens superiores para fazê-la.

Troca-troca. Atual diretor de administração, Júlio Cesar entrou em Furnas indicado pelo senador Romário, mas conquistou o apoio da bancada do PMDB de Minas Gerais e trocou de padrinho.

Calculando. O governo sabe que precisará mais do que Furnas para agradar a Rodrigo Pacheco. Quem conhece o presidente da CCJ diz que todos os movimentos dele levarão em consideração um cálculo político.

Independência ou morte. Com Aécio Neves e Fernando Pimentel alvejados por denúncias, Pacheco tem pela frente a chance de disputar cargo majoritário em 2018. A atuação dele na CCJ vai definir seu futuro político. Pacheco admite que seu nome está à disposição do partido para disputar o governo ou o Senado, mas nega que isso pautará sua conduta na comissão.

Click. O presidente do TCU, Raimundo Carreiro, e o relator Bruno Dantas levam ao Congresso parecer que aprova, com ressalvas, as contas de Dilma e Temer em 2016.

Todo todo. Depois de ter aprovado seu relatório sobre a reforma trabalhista na CCJ do Senado, Romero Jucá foi avisado de que o presidente da França, Emmanuel Macron, também pretende mexer com o assunto. “Eu sei, me chamou para relatar”, ironizou.

Jogo feito. Relator da indicação de Raquel Dodge para a PGR, o senador Roberto Rocha (PSB/MA) já anunciou sua pré-candidatura ao governo do Maranhão contra o governador Flávio Dino, irmão de Nicolao Dino, que perdeu a indicação para a PGR para Raquel.

Interesse. Um assessor da senadora Marta Suplicy (PMDB/SP) telefonou ontem para o RH do Ministério da Cultura perguntando quantos cargos a pasta tem.

Vem comigo. O senador Romero Jucá fará o papel de anfitrião de Raquel Dodge na visita aos senadores antes da sabatina na CCJ.

Ralo. Os gastos da Justiça Eleitoral com a eleição no Amazonas, que deveria ocorrer em 4 de agosto, já chegam a R$8 milhões. Parte do valor deve se perder com a decisão do STF de suspender o pleito.

Surpresa! Heráclito Fortes não esperava que Temer fosse aceitar o convite para comer rabada na casa dele. Fez o convite depois de uma agenda no Planalto.

Bad day. Se a aprovação de Temer já era ruim, ficou ainda pior depois de a denúncia contra ele chegar à Câmara. Monitoramento do governo mostrou que o assunto, somado à suspensão de emissão de passaportes, dominou as redes.

Você por aqui… Rodrigo Maia e Aldo Rebelo, que ensaiaram formar uma chapa caso Michel Temer renunciasse, jantaram juntos na Embaixada da China na terça-feira, dia 27/6. Maia diz ter sido pura coincidência.

Desceram do muro. Doze deputados tucanos avisaram à sigla que votam a favor da abertura de denúncia contra Temer na Câmara.

PRONTO, FALEI!
“Tem que ter muito cargo, muita emenda e couro de aço para enfrentar as setas que vão ser disparadas pela opinião pública”, Deputado Augusto Carvalho (Solidariedade/DF), sobre votar a favor de Temer.

2 Respostas to “Governo troca comando de Furnas para atender presidente da CCJ, que vai definir relator de denúncia contra Temer”

  1. magda f santos (@magdafsantos) Says:

    E CONTINUA A POUCA VERGONHA ROLANDO SOLTA!! TIREM ESTE IDIOTA DA PRESIDENCIA!!

  2. magda f santos (@magdafsantos) Says:

    ESTE É O GOVERNO GOLPISTA QUE NAO TEM A MINIMA MORAL!! FORA TEMER E QUADRILHA!! FORA MORO !

Os comentários sem assinatura não serão publicados.

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: