Palmério Dória: “Só o que garante Temer hoje é a Globo”.

Alex Solnik, via Brasil 247 em 5/5/2017

Autor de reportagens memoráveis em revistas como Realidade (“Uma cidade chamada Democracia”), Interview (“O namorado brasileiro de George Michael”) e Caros Amigos (“Por que a imprensa esconde o filho de 8 anos de FHC com a jornalista da Globo?”), dentre muitas outras que escreveu em publicações como Ex-, Careta, O Nacional e de best-sellers como A guerrilha do Araguaia, Honoráveis Bandidos e O Príncipe da Privataria, os dois últimos em parceria com Mylton Severiano da Silva, o jornalista Palmério Dória afirma, nessa entrevista exclusiva ao 247, que “Temer está por um fio” e só não caiu até agora porque a Globo não quis. Mas que “não tem como ele resistir até 2018”.

Palmério responsabiliza “as quatro grandes irmãs da mídia” pelo golpe que levou Temer ao poder e diz que ele só continua no Palácio do Planalto por causa delas. Denuncia a era do pensamento único na Globo: “Eles limaram todas as vozes destoantes”. E aponta uma solução: a população cercar a Globo [e a Folha de S.Paulo] para exigir que elas informem “o que interessa ao povo brasileiro”. “A GloboNews é criminosa”, afirma. “Ela pratica crimes de imprensa 24 horas por dia”.

Não perdoa seus colegas jornalistas. “A GloboNews importa agora da Folha todos os meliantes”, diz, referindo-se a Renata Lo Prete, Natuza Nery e Valdo Cruz. Diz que Elio Gaspari, “um ítalo-brasileiro mais ítalo que brasileiro, apostava todas as suas fichas em Joaquim Barbosa e agora aposta em Moro para presidente da República”. Diz que Leilane Neubarth “é burra como uma porta”, que Ruy Castro “quer preencher a lacuna que Ferreira Gullar deixou” e que Clóvis Rossi “fala da bile que tomou conta do país, para a qual ele contribuiu”. A respeito de Moro, cunhou uma frase lapidar: “Não tem nada pior que Moro”!

Você viu que todo mundo ficou com raiva do Gilmar Mendes porque ele deu o voto de Minerva que tirou o José Dirceu da cadeia até a condenação em segunda instância?
Ele que era tão amado…

Virou o inimigo público número 1 da turma do Pato Amarelo… um amigo do Facebook escreveu na minha timeline: quer dizer que você prefere o Gilmar ao Moro? Tô fora! Falei: claro que prefiro o Gilmar. Mil vezes. Quem você prefere?
Eu prefiro o Gilmar neste momento, sem dúvida. Sou Gilmar desde criancinha! Não tem nada pior que o Moro!

Talvez o João Dória…aliás, o teu Dória é o mesmo dele?
Não. O clã dos Dória de Santarém se orgulha de não ter nada a ver com ele. Nós somos Dória do Baixo Amazonas, ele é da Bahia. Não temos nada a ver com essa gente. O Audálio Dantas levantou aí uma questão do Ruy Castro, que tem uma visão seletiva, ele virou a Carolina da crônica, porque ele tirou um pelo da greve geral…”uns arruaceiros que estropiaram uma loja lá”…

Depois que parou de beber ele ficou chato…
É. E aí ele não viu aquela bomba no palanque da greve…

Ele assistiu pela Globo e a Globo não mostrou…
Ele quer ser o novo Ferreira Gullar, quer preencher a lacuna que ele deixou.

Será?
Ah, sim! É Ruy Castro Gullar Lacerda. Mudou de nome agora.

Trabalhou com ele em redação?
Você deve ter tido mais contato…eu fiz uma entrevista com ele na Interview às vésperas de lançar o livro sobre Nelson Rodrigues. Suponho. Se não me falha a memória. E falha muito. Foi curioso, porque ele pediu, depois, ele ligou pro Michael Koellreutter, eu acho, pedindo pra matéria não sair, uma coisa de arrependido. Ele estava confuso naquela época. Eu acho que deixando de beber, entrou numa crise… ele pediu para que a matéria não fosse publicada. Uma entrevista deliciosa. Mas ele entrou numa trip ruim…foi meu único contato com ele.

Vem cá, o que você achou dessa votação no STF que soltou Dirceu, Eike Batista, Bumlai… é o começo do fim da Lava-Jato?
Um leitor da Folha escreveu que foi um banho de água fria na Lava-Jato. Se um leitor da Folha acha que foi um banho de água fria, então já é um bom começo. Precisa ver como as pessoas vão reagir. E essa onda toda, essa indignação geral nessa área extremosa direitista é sinal que pode ser um começo do fim mesmo. Porque não dá pra continuar. Essa é uma coisa que…

É interminável!
É interminável e…

Transformou o Brasil numa delegacia de polícia a céu aberto… Não cabem outras notícias nos jornais senão de polícia…
Mas não é só isso. Acabou com uma operação da CIA de destruição do país … está chegando uma frota americana agora para participar de um exercício na Amazônia, com o beneplácito do Exército, desta aberração Temer…o Brasil virou Porto Rico! E a Lava-Jato é peça dessa quebradeira. O aspecto fundamental, que é o desemprego de milhões de brasileiros, de empresas liquidadas por um juiz de primeira instância que resolve… eu nunca vi na minha vida um juiz de primeira instância quebrar…

A hierarquia? A economia?
Tudo, né.

Ele não dá a menor bola para a constituição…
Nada, nada. Uma figura que apareceu no caso Banestado de repente assume uma posição dessas… um não votado, como diz o Galeano…

E agora aparece em pesquisa de presidente da República…como é que pode?
Mas não é. Você viu que o ítalo-brasileiro Elio Gaspari, mais ítalo que brasileiro, há muito tempo se tomava de amores por figuras desse tipo. Por exemplo: você deve se lembrar que o Elio Gaspari apostou na candidatura do Joaquim Barbosa durante um tempão. Foi um dos últimos a abandonar o barco. Ele apostou todas as fichas no Joaquim Barbosa. E agora ele aposta todas as fichas no Moro. Ao mesmo tempo que a Globo. Não preciso nem falar dos outros assemelhados, é tudo a mesma coisa. Às vezes até piores. A Band às vezes consegue ser muito pior que a Globo. Então, você vê que a Globo, o Temer está sustentado por um fio pela Globo. Só o que garante hoje em dia o Temer é a Globo. Não tem nada mais que garanta.

As ruas ele já perdeu. Ontem num ônibus eu vi uma senhora bem vivida exclamar “com esse governo nós estamos na rua da amargura”! Viu o Datafolha? 73% dizem que Temer tem relação com os escândalos…
Daqui a pouco vai ser 120% vai achar isso! A popularidade dele cai já para o chamado zero à esquerda. E daqui a pouco 150% dos brasileiros desaprovam…

Você acha que isso pode durar mais dois anos? Qual é a palavra certa para definir esse tempo que vivemos? Pesadelo?
É uma aberração. Quem encontrou a palavra certa foi o Jânio de Freitas: Aberração Temer. Foi o melhor achado até agora. Mordomo de filme de terror… vampiro…

Você viu por que o João Santana escondia Temer no programa de campanha? Porque ele era rejeitado por ter ligações com satanismo!
Xô, Satanás! Pé de pato, mangalô três vezes…

Rejeitado porque as pessoas veem nele ligações com satanismo…
Mas o Moro, você vê…o candidato… essa é a questão… a Globo quer manter… ela criou o seu próprio universo paralelo… mesmo, desta vez… talvez mais do que em 64… então, ela acha que pode… na verdade, o poder da TV Globo vem depois de 69… com o AI 5 é que ela se instala… vira a maior força desarmada do país…

No governo Sarney, Roberto Marinho é que escolhia o ministro da Fazenda. O Mailson da Nóbrega é que conta. Antes de ser ministro o Sarney mandou que fosse conversar com o dono da Globo. Passou por uma sabatina.
Ele soube da nomeação pelo Jornal Nacional…Mas a Globo fabricava seus incêndios. Você se lembra de quando a Globo precisava dar um salto de qualidade em termos de equipamento fabricava aqueles incêndios maravilhosos e o ministro Armando Falcão, da Justiça, ia lá na sede da Globo prestar solidariedade. Se o Roberto Marinho fazia aquilo, o que é que impede agora…porque a única maneira de fazer a chamada regulação da mídia é cercar a Globo! Não há uma outra possibilidade. É o povo cercar a Globo. Porque, se o Roberto Marinho adotou essas medidas terroristas dentro da empresa dele, por que o povo não pode cercar a Globo e fazer uma manifestação para pedir “noticiem o que interessa ao povo brasileiro”? Porque nós não temos outra saída. Lula não fez o dever de casa, não encarou a Globo, a Dilma não encarou a Globo. O povo tem que dizer: “Nós queremos ser informados”. A vantagem é que hoje dizem em dia… dizem que são seis, mas na verdade são quatro famílias que dominam. O povo tem que ir para a Barão de Limeira. Não teve uma menina que de repente foi uma das melhores fotos dos últimos tempos, a menina botou lá no portão da Folha “Abaixo os golpistas”? Uma garotona. Uma mulher. O povo sabe onde é que está o golpe. O povo sabe o que sustenta o golpe. O povo sabe que Temer está aí só por causa dessas famílias dos grandes irmãos da mídia. Por que não as cercar? A Folha em São Paulo, no Rio a Vênus Platinada. Pelo lado da Vênus Platinada é difícil, mas a Rua Von Martius tem uma bela área para concentração popular. É o povo ir pra lá. Em São Paulo, antes era mais central, na Praça Marechal Deodoro, hoje é lá onde estão aquelas torres…

Na Avenida Jornalista Roberto Marinho… veja só…
Tem que ir lá pra Roberto Marinho, o Boulos já fez isso…

Quem pôs esse nome na avenida?
Acho que é coisa da Marta Suplicy…

Ou Maluf?
Um dos dois…a Marta pode ter sido o Octavio Frias… a Ponte Estaiada Octavio Frias… a única maneira possível de organizar essa suruba da informação é concentração em massa na frente dessas grandes famílias…

Você acha que pode haver democracia no Brasil com a Globo?
Não, não há possibilidade. É impossível. É o mesmo caso da saúva. Ou o Brasil acaba com a Globo ou pelo menos segura a Globo ou eles acabam com o Brasil.

Lula não conseguiu, Dilma não conseguiu, FHC não conseguiu…
Fernando Henrique fazia parte da coisa…imagina… teve um momento que ele disse “estão exagerando”. Estava acabrunhado. Era tanto oba-oba que ele falou puxa já estão exagerando. Ele disse. Foi uma coisa dirigida pra ele.

Tem algum outro país onde uma rede de TV tem um monopólio como a Globo no Brasil?
Não existe. Bastava pegar a legislação americana e aplicar aqui: é proibido monopólio, é proibido propriedade cruzada…essas coisas simples… como é que pode ter rádio, TV, jornal, site? No final das contas, a gente teve uma vitória fantástica nessa greve porque foi a primeira vez que eu vi a internet dar uma surra na Globo. Eles foram obrigados a cobrir a greve no outro dia porque o pau já estava comendo.

Em São Paulo, no Largo da Batata, o José Roberto Burnier foi expulso pelos manifestantes… teve que ir embora…
A Globo só pode cobrir manifestações ou muito afastada ou com drone. Em vários momentos eles tiram a marca da Globo do microfone. Chegou ao ponto de um cara como Caco Barcelos ser agredido. Em frente à Assembleia do Rio jogaram-lhe um cone na cabeça. Agora, isso acontece com um dos melhores repórteres do Brasil. Hoje, se você juntar os cacos, resta o Caco Barcelos na Globo.

Você consegue entender porque as pessoas sentem prazer em saber que o Zé Dirceu está preso? Ou ficam irritadas se ele é solto? Ou querem o Lula preso. O que é isso? Tem a ver com frustração sexual?
Acho que passa por isso.

Você fica feliz se alguém vai preso? Abre champanhe?
Não. Não.

Não te dá impressão que o Brasil virou uma Torre de Babel? Ninguém se entende!
Hoje eu li o Clóvis Rossi dizendo assim, falando da bile que tomou conta do país. Bile para a qual ele contribuiu! E vem contribuindo. Dia desses ele estava incentivando pessoalmente a abertura da A Hebraica do Rio de Janeiro para o Bolsonaro. Se isso não é incentivar o ódio… é aquela história… só a cabecinha… começa aí… e com entusiasmo! E também autor de uma das maiores façanhas dessa imprensa por ocasião do assassinato de Jean Charles ele disse que havia a digital do Lula na morte dele… uma das maiores barrigas da imprensa brasileira… aconteceu o seguinte: Jean Charles morreu e ele disse que “tá vendo? A morte do Jean Charles se devia aos brasileiros que se mudaram para a Europa, para Londres porque não encontravam mais trabalho no Brasil. Ó azar! Jean Charles se mandou do Brasil no governo Fernando Henrique! Ele errou! Ele disse que o Lula tinha matado o Jean Charles! Ele comete essas coisas. Estou só citando jornalistas experientes que estão embarcando nessa canoa. Jornalistas experientes estão incentivando o ódio! Eu citei o Ruy Castro, que é autor de Carmen Miranda, música, Garricha, alegria do povo, bossa nova e ele se transformou num celerado de extrema-direita. Porque esses casos… o Deltan Dallagnol, se vê que é um ignorante… o Moro é um imbecil…o Moro é um imbecil completo! Você vê ele falar… muito da pena que ele deu ao Zé Dirceu foi pelo baile da audiência entre os dois. O Dirceu o humilhou de tal forma, sem querer, apenas com a inteligência dele. Ele aplicou uma pena absurda! De criminoso de Nuremberg! Por que? Porque levou um baile! Humberto Werneck conta que em 64 o Miguel Reale Jr. ameaçou Chico Buarque meio que brincando, mas não se brinca com isso, agora nós vamos na tua casa, acabar com aqueles livros, com aquelas porcarias do teu pai! O Miguel Reale Jr. de 64 é o mesmo que apresentou o pedido de impeachment da Dilma. E ainda a Janaína Pascoal…

O que ela te parece?
Bem, aquela cena memorável no Largo de São Francisco, ela com aquela bandeira… uma alucinada! Porque antigamente nós tínhamos as pajelanças do Brizola, que eram alegres, pajelança era sinônimo de alegria, pô, claro, Darcy Ribeiro estava no meio! Era um outro Brasil. Aquilo ali é exorcismo!

Se o Edir Macedo visse mandava exorcizar na hora!
E foi esse Brasil que se instalou no país. É o país do ignorantismo… do Mendocinha na Educação…a dona Eleonora Menicucci acaba de receber uma sentença do Alexandre Frota. Vai ganhar R$10 mil, certamente para aplicar na Fundação Alexandre Frota de uma batalhadora de uma vida inteira dedicada a grandes batalhas sociais! Uma heroína brasileira! Condenada por quem? Pelo Alexandre Frota! Você quer mais que isso? É uma alucinação!

E o Renan?
Virou inimigo público também, como Gilmar. Porque o Renan agora aparece assim: tem sempre uma vírgula, “Renan, com não sei quantos processos nos costados”…

Eu prefiro o Renan ao Moro!
Não dá pra comparar! O Renan tem uma história de cultura interessante. O novo herói do momento, esse Carlos Marun, “viúva” do Eduardo Cunha, melhor amigo dele, que o visita para levar marmelada…

É o Zé Colmeia…
Ele é que está à frente da reforma da Previdência. Ontem quase foi preso. Pelos agentes penitenciários. Aquilo não foi invasão, foi território ocupado. Palestina! Ele entra e as pessoas não dizem de quem se trata. Um meliante, que é amigo do Cunha…parece que é um honorável bandido! Mais um! Sabem que o cara era o parceiro, levando marmelada para ele na prisão e apoiando a marmelada! É a Globo! Todos os dias ali, direto, eles interrompem a programação e quem aparece? Carlos Marun! Mas ninguém diz… aquele Valdo Cruz… que a GloboNews importa agora da Folha todos os meliantes… eles vão fazer um tempinho o vestibular de “delinquenciologia” da Globo, depois eles aparecem ali, como as Renatas Lo Prete…agora essa nova, a Natuza Nery… eles fazem a mesma turma, a mesma curriola, se preparam pra televisão porque precisa ter preparo também, é um novo ofício. Então, eles vão preparando. Limaram George Vidor, você lembra?

Claro.
Foi limado! Ele dava o contraponto dessa menina, a Leilane Neubarth, os dois faziam uma cena e eu vi um momento em que pensei que ela ia pegar o George Vidor, que é um homem preparado, conhece economia brasileira, um grande jornalista, eu vi um momento em que essa menina, burra como uma porta, ia avançar na gravatinha borboleta dele e enforca-lo! Gente como ele… foi um processo lento…eles limparam! A Globo tirou qualquer voz destoante! É ordem unida! Em 64 eliminaram a palavra camponês, agora estão eliminando a palavra trabalhador. Daqui a pouco Temer vai abrir os discursos dele dizendo: “Terceirizados e terceirizadas do Brasil! Pejotas e pejotas”!

Eu não consigo imaginar como isso vai durar mais dois anos! Este ano inteiro e mais 2018 inteiro! São mais de 700 dias! Como Temer vai cair? Vai dar um tiro no coração?
Tem um fenômeno fantástico que é a união das centrais. Até com Paulinho. Com o sucesso da greve geral
ameaçam agora invadir Brasília. Você lembra que o Temer convidou o Papa Francisco. Ele: nem fodendo, né. Prefiro ir pro inferno, como está numa charge do Benet. Aí, foi o João Dória lá. Antes disso houve uma reunião em torno de um livro a respeito do Primeiro de Maio. Ali o Paulinho apareceu e em torno desse livro, que vai ser lançado agora, escrito pelo José Luis Del Royo, ex-senador por Milão, ex-membro do Parlamento Europeu, ex-redator da Enciclopédia Britânica e ex-fundador da ALN com o Marighella, entre outros, inclusive o Aloysio Nunes Ferreira. Então, ali pintou uma coisa fantástica. Se fechou…as centrais fecharam. Porque na última manifestação, a anterior, que foi um sucesso teve duas centrais só. Com oito a coisa já muda de figura. Mesmo que Paulinho tenha esculhambado a Dilma no Primeiro de Maio. Agora eles ameaçam invadir Brasília. Mas eu estava falando do Francisco. A Igreja, em todos os púlpitos do Brasil caiu de pau. Convocou a greve. Mas isso não foi mencionado nos jornais. A CNBB voltou a ser aquela CNBB de guerra. Fala-se nas centrais, mas não se toca na Igreja. E, no entanto, o papel da Igreja foi fundamental. Agora, você junta a Igreja, pega essas centrais sindicais invadindo Brasília…então, há uma possibilidade real… há uma ofensiva clara…eles perderam a rua! Perderam a rua e não vão recuperar tão cedo! Por isso, Temer não resiste! Não tem como Temer resistir até 2018. A Globo vai ter que se virar como cobra em areia quente. A Folha já está se ajustando. Procurando um ajuste. Porque é impossível! Eles estão ganhando uma grana… Porque eles eliminaram, principalmente na Globo, o contraditório… antigamente, era impossível sair uma matéria dessa importância, como a reforma da Previdência sem um contraditório…eles eliminaram o chamado outro lado! Não tem mais. Virou uma propaganda. Departamento de Imprensa e Propaganda.

A Globo é o DIP do Temer?
Não se ouve mais ninguém. Eles pegam as piores pessoas para defender a reforma da Previdência. São os piores economistas, são os piores sociólogos, são os piores tudo. O comercial… eles estão bomburrando de grana, o governo está dando uma grana fantástica, então não existe mais divisão da publicidade e do Jornalismo. Acabou. Acabou! Na Globo e na Bandeirantes. Em todas. Agora o SBT está com o Ratinho defendendo a Previdência. É uma grana tão fabulosa que o governo… esses jornais… estão comprometidos com o pescoço. Inclusive porque foram eles que deram o golpe. Foi um golpe midiático. E eles não podem se desvencilhar desse “toma que o filho é teu”. O Temer é produto deles. O golpe é produto deles. O Congresso chegou a esse ponto por causa deles. O Cunha era produto deles. Então como é que fica a situação? É aquela história: o povo não entende. E quando o povo não entende, é foda.

Não entende o quê?
Na eleição de 98, o Ciro se apresentava como candidato a presidente com o vice Roberto Freire, era Dom Quixote e Sancho Pança. Faziam bonito. Roberto Freire não era esse farrapo humano marcado pela sarjeta como em nossos tempos. Faziam bonito fora do Ceará. Quando chegava no Ceará, Ciro subia no palanque do Tasso Jereissati, que é o Somoza do Ceará. Aí o povo não entendia. O povo não entende essa esquizofrenia. Por falar em Roberto Freire, qual é o intelectual, o historiador, qual é o professor, qual é a figura do Brasil que está associada a esse governo? Que empresta o seu nome a esse governo que não presta? Não tem um ser humano, um ser humano ali dentro. Não pode dar certo. Como é que pode dar certo? Não é a toa que um dos nomes mais coroados da propaganda brasileira aconselha a ele a apelar para a impopularidade. O Nizan Guanaes, o Golden boy do Gantois! É tudo uma loucura! Um publicitário que vende coisas diz assim: não se venda. Aproveite a sua impopularidade. No fundo é uma continuidade: Fernando I, Fernando II e esse cara tudo o que o Fernando II não conseguiu fazer ele vai fazer para ser o Fernando III, que é essa entrega geral e irrestrita, do pré-sal, por exemplo, é o rentismo desenfreado, é liquidar o Banco do Brasil, desmoralizar a Caixa, os Correios, tudo. Acabar com Vargas. Eu tô preocupado porque o Dia das Mães foi criado pelo Getúlio em 1932, se não me engano, a pedido de uma feminista. Deve estar na mira do Temer. Estão acabando com tudo. Não vai sobrar nada. Sem falar da alma nacional, que essa já foi faz tempo com Fernando Henrique Cardoso.

E a situação dos índios, hein?
Agora é genocídio mesmo. Essa demarcação é uma bomba atômica! Não há área em que eles não estejam mirando. Tem um genocida notório ali, assassino segundo a Comissão Nacional da Verdade. Romero Jucá provocou genocídio entre os ianomâmis. E está lá. E a imprensa também não toca nisso. Diz que é ladrão e tal, mas ele tem um crime muito pior que é o genocídio do povo indígena! Aquelas mortes do período ditatorial se elevam a milhares, mais de 9000 índios, promovidos por esse tipo de gente. E agora estão fazendo uma lei, que é essa PEC 215, se não me engano que é o fim! Foi aprovada pelos ruralistas em 2013 ao grito de “assassinos, assassinos” no Dia Internacional dos Direitos Humanos. Olha a loucura. Então, essas coisas estão acontecendo nesse país faz tempo já.

A diferença é que agora as notícias não param…
Esse negócio de notícias 24 horas por dia gerou crimes de imprensa 24 horas por dia! A GloboNews é criminosa! Ela pratica crime de imprensa full time.

2 Respostas to “Palmério Dória: “Só o que garante Temer hoje é a Globo”.”

  1. COPACABANA EM FOCO Says:

    Realmente, eu já tinha notado o apagão na marca da Globo do microfone quando coloca sorrateiramente uma repórter desconhecida que se atreve a entrar numa manifestação. Que decadência!!! Mas aproveitando a prosa, hoje na GloboNews entrou no desespero total com a sua falta de compostura numa vilania tamanha dos jornalistas medíocres por conta do depoimento do Lula em Curitiba. Umas hienas!!!. Outra vergonha é o Boechat Morde e Assopra. Enterrou de vez a sua carreira construída desde a época do Moreira Franco. O pistoleiro Ciro, amigo do Coronel Tasso, nunca me enganou com as suas alianças promíscuas e espúrias. Lula como Presidente é cassar a concessão da Globo. Enfim… meu querido, Fora Temer.

  2. gustavo_horta Says:

    VOCÊ COMPARTILHARIA? ENTÃO O FAÇA.
    SIMPLES ASSIM.

Os comentários sem assinatura não serão publicados.

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: