Presidente da Vale diz que seu substituto terá de “resistir às pressões políticas” de Aécio

Via Jornal do Brasil em 3/4/2017

O presidente da Vale, Murilo Ferreira, que deixará o cargo no final de maio, disse, durante uma palestra a investidores de São Paulo, na quarta-feira, dia 29/4, que seu substituto, Fábio Schvartsman, terá como maior desafio “resistir às pressões políticas” e citou textualmente o senador Aécio Neves (PSDB/MG) como exemplo.

A informação foi dada no domingo, dia 2/3, pelo colunista Lauro Jardim.

Reportagem recente da Folha de S.Paulo, que teve acesso à delação de Marcelo Odebrecht informa que o senador mineiro negociou com executivos da Odebrecht e da Andrade Gutierrez um repasse de R$50 milhões. O valor, segundo a delação, estaria relacionado à participação das duas empreiteiras no leilão para a construção da hidrelétrica Santo Antônio, em Rondônia, em 2007.

Ainda segundo a Folha, embora fosse um dos principais nomes de oposição ao governo Lula, Aécio, à época governador de Minas em seu segundo mandato, tinha sob seu comando uma das empresas que integravam o consórcio que ganhou a disputa, a Cemig (Companhia Energética de Minas Gerais). Ainda hoje a empresa de energia é controlada pelo governo mineiro. Aécio tinha, ainda, influência sobre o principal investidor da usina, a empresa Furnas (Furnas é a principal acionista da Santo Antônio Energia, com 39% do capital).

A Odebrecht e a Andrade Gutierrez detêm, respectivamente, 18,6% e 12,4% das ações. Um fundo da Caixa Econômica Federal controla outros 20% e a Cemig tem 10%. A construção da hidrelétrica custou R$20 milhões.

Marcelo Odebrecht e outros executivos da empreiteira disseram aos procuradores da Lava-Jato que o acerto com Aécio Neves foi feito para que houvesse uma boa relação com as duas sócias da usina sobre as quais o senador tucano tinha influência (Furnas e Cemig).

[…]

Os comentários sem assinatura não serão publicados.

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: