O “boimate” na política

Fernando Brito, via Tijolaço em 10/4/2017

Boimate, para quem não se recorda, foi o caso famoso protagonizado pela revista Veja, que embarcou numa pegadinha de 1° de abril e publicou, a sério, uma brincadeira sobre ou cruzamento de células bovinas e de um tomateiro, para a carne já ter “molho” de nascença.

Infelizmente, esta praga passou para a política e os nossos veículos de comunicação ficaram tão desavergonhados que nem o “mea culpa” fazem.

O supercoleguinha Ivson Alves promove, todo ano, o concurso Troféu Boimate e o Prêmio King of the Kings, uma tragicômica competição para escolher a redação que mais se esmera em enganar seus leitores e entre as matérias publicadas mais “cascateiras”.

O vencedor da primeira seletiva trimestral foi a Folha, que publicou uma foto antiga dos “coxinhas” para não mostrar a esqualidez das novas manifestações da Turma do Kimkim. E este modesto blogueiro aqui orgulha-se de ter contribuindo, desmontando, de bate-pronto, a vergonha da Istoé ao arranjar um doido de pedra “manjado” para dizer que levou uma mala de dinheiro para Lula.

Leia a apresentação e a “lista” do Ivson. É de chorar de rir. E, para nós, jornalistas, só mesmo de chorar.

FOLHA LEVA PRIMEIRA SELETIVA DO KING OF THE KINGS.
EQUILÍBRIO MARCA TROFÉU BOIMATE

A Folha, que colocou foto de uma manifestação de 2016 pelo impeachment de Dilma como se fosse o do fracassado ato do MBL de 26 março passado, venceu a primeira seletiva para o King of the Kings-2017, que escolherá a maior cascata do ano, com 77 dos 544 votos computados (14%). Numa demonstração de que a competição será muito equilibrada em 2017, o Troféu Boimate para a redação que mais procura enganar seu público não teve uma que se destacasse – cinco tiveram um voto (o outro não contou por ser uma cascata geral). O KofK e o Boimate procuram reconhecer aqueles jornalistas e empresas que mais se destacam na busca pelo total avacalhamento do jornalismo praticado no Brasil – a história e a galeria dos premiados estão na faixa lá em cima.

Veja os resultados da seletiva:

1) Folha usa foto de manifestação de 2016 para mostrar que protesto do MBL de 2017 foi um sucesso. (77 votos/14% do total)
2) Maluco conhecido diz ter levado mala de dinheiro para Lula e IstoÉ dá capa. (72/13%)
3) Exame usa exemplo de Mick Jagger para defender reforma da Previdência. (71/13%)
4). Apresentadora da Record diz que índios deviam ficar sem remédios contra malária para morrerem. (61/11%)
5) Delegado da PF diz que não de precisa de provas para prender Lula, apenas “timing” certo. (Veja) (57/10%)
6) PF afirma que carne é enxertada com papelão e vitamina C é cancerígena e veículos publicam sem checar (Vários). (57/10%)

As quatro cascatas que não conseguiram classificar-se para a final, a ser disputada em janeiro de 2018, terão nova oportunidade na segunda seletiva. Foram elas:

1) Estado de São Paulo acusa erradamente juiz do Amazonas de ligação com facção criminosa e ele passa a ser ameaçado por outra.
2) Site 247 recebe informação de leitor, não checa e publica que presidente do Bird criticou governo por acabar com programas sociais
3) Procuradores da PGR dão “coletiva em off” para vazar nomes da Lista da Odebrecht. (Vários)
4) Elio Gaspari defende que Temer deve ficar porque “ruim com ele, pior sem ele”. (Folha e O Globo)

Os comentários sem assinatura não serão publicados.

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: