Enquanto isso, Dória é aprovado pelos paulistanos: IPTU sobe mais de 50% na capital paulista

joao_doria92

O cosplay de prefeito aposta no marketing e na benevolência da mídia para ficar bem na fita.

Imposto é baseado na planta genérica de valores da cidade de São Paulo. Subsecretário da Receita Municipal orienta o contribuinte a pagar o IPTU e, depois, recorrer.

Via G1 em 10/02/2017

O aumento do IPTU (Imposto Predial Territorial Urbano) de mais de 50% pegou de surpresa alguns moradores da capital paulista.

A aposenta Maria Isabel de Gouveia mora em um imóvel de mais de cem metros quadrados na região da Saúde, na Zona Sul. No ano passado, ela pagou R$1.239 de IPTU, mas neste ano o valor do imposto subiu para R$1.853, um reajuste de 52%. “Um enorme susto, 52% é muito, muito significativo”, disse.

A Secretaria Municipal da Fazenda diz que o IPTU de 2017 foi calculado com base no valor do metro quadrado dos terrenos e construções, atualizado em 6%.

O valor de referência para a cobrança do imposto é a planta genérica de valores de São Paulo que foi atualizada em 2013. Mas, dependendo da valorização do imóvel, o IPTU de 2016 pode ter aumento mais que 6%, com limite anual de 10% para residências e 15% para outros imóveis.

Em dezembro de 2015, uma modificação na lei estabeleceu que descontos e isenções, em caso de mais de um imóvel, irão automaticamente para aquele que tiver maior valor. Antes, o benefício era concedido sempre ao imóvel mais antigo.

Nos últimos dias, as Prefeituras Regionais e Praças de Atendimento da Secretaria de Finanças estão com funcionários extras para esclarecer dúvidas dos contribuintes.

O subsecretário da Receita Municipal, Pedro Ivo Gandra, orienta o contribuinte a pagar o IPTU e recorrer posteriormente para não pagar juros. De acordo com ele, casos de pessoas que só possuem um imóvel, mas que teve aumento no IPTU de mais de 6% podem existir, mas são pontuais.

***

joao_doria90

2 Respostas to “Enquanto isso, Dória é aprovado pelos paulistanos: IPTU sobe mais de 50% na capital paulista”

  1. bloglimpinhoecheiroso Says:

    Como era final de gestão, Haddad deixou em aberto. Se reeleito, ele manteria os valores de 2016.
    Em tempo: não existe carnê de IPTU há anos. É uma folha de papel que você apresenta no banco, o caixa digita o código de seu imóvel e lhe entrega o comprovante da parcela paga.

  2. Sérgio Marinho Marques Cavalcanti Says:

    Pelo que eu sei, o IPTU o valor e porcentagem aumentado é sempre feito Outubro e ele ainda não era o Prefeito, tb. não acredito que o Hadad tenha feito isto. Portanto, com ele conseguiu aumentar com os carnês já pronto.

Os comentários sem assinatura não serão publicados.

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: