Em carta, deputados norte-americanos defendem Lula e criticam Sérgio Moro

sergio_moro195_lula

Via Jornal GGN em 19/1/2017

Em carta pública, 12 deputados do Partido Democrata dos Estados Unidos defendem o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e acusam o juiz federal Sérgio Moro de perseguição através de decisões arbitrárias.

“Lula tem sido alvo de um juiz, Sérgio Moro, cujas ações parciais e arbitrárias tem ameaçado seu direito de defesa. Por exemplo, o juiz ordenou a prisão arbitrária [a condução coercitiva, em março de 2016] do ex-presidente só para servir de intimação, embora não houvesse nenhuma indicação de que o ex-presidente não quisesse depor na Justiça”.

De acordo com a Folha de S.Paulo, a carta é endereçada a Sérgio Amaral, embaixador brasileiro em Washington, e demonstra preocupação com a “perseguição do ex-presidente Lula da Silva, que viola as normas de tratados internacionais que garantem o direito da defesa para todos os indivíduos”.

“Nos últimos meses, ele [Lula] tem sido alvo de uma campanha de calúnias e acusações não comprovadas de corrupção pelos grandes veículos privados de mídia alinhados com as elites do país”, diz o documento.

A carta também diz que o governo de Michel Temer age para proteger figuras políticas corruptas e “impor uma série de políticas que nunca seriam apoiadas em uma eleição nacional”. Os deputados acusam o governo de pressionar adversários em movimentos sociais e partidos de oposição.

“Exortamos as autoridades federais do Brasil a fazer todo o possível para proteger os direitos dos manifestantes, líderes de movimentos sociais e líderes da oposição, como o ex-presidente Lula”, afirmam.

Além dos congressistas, também assinam a carta think tanks e sindicatos dos Estados Unidos. Em outro ponto, o documento ataca a PEC que congela os gastos públicos por 20 anos. A medida, para os norte-americanos, irá “reverter anos de avanços e econômicos e sociais”.

Os comentários sem assinatura não serão publicados.

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: