Corujão do Dória tem idoso na madrugada e exame sem reavaliação médica

joao_doria80_corujao

Pacientes reclamam de procedimentos marcados em horário em que não podiam voltar para casa com transporte público. O Uber agradece.

Via Saúde em 11/1/2017

Enquanto conta sua história, o aposentado Elzo Batista de Oliveira, de 76 anos, toma fôlego diversas vezes. Não consegue falar muitas frases seguidas sem sentir cansaço e um pouco de falta de ar. Com problema pulmonar crônico que se agravou nos últimos meses, ele teve a indicação médica de uma tomografia do pulmão, mas estava na lista de espera do exame havia quatro meses. Foi um dos primeiros pacientes a ser chamado para o programa Corujão da Saúde, mutirão da gestão João Dória (PSDB) iniciado na terça-feira, dia 10/1, que promete acabar, em três meses, com uma fila de cerca de 485 mil pacientes.

A insatisfação do idoso ficou por conta do horário do exame. Embora o prefeito tenha prometido que priorizaria as marcações apenas no período da noite, entre 20h e meia-noite, quando ainda há transporte público e maior movimento de pessoas, seu Elzo foi agendado para a 1h20 no Hospital Alemão Oswaldo Cruz, na Bela Vista, a cerca de 20 quilômetros de sua casa, no Jardim João 23, extremo da zona oeste. Para chegar lá, o idoso precisou pegar ônibus e metrô, além de caminhar mais de um quilômetro.

“Acho que a Prefeitura devia olhar a idade das pessoas quando for marcar os exames para não expor um idoso a ficar na rua nesse horário, né?”, reclama. Seu Elzo saiu de casa com antecedência para poder pegar o metrô e chegou ao hospital por volta da 0h20. Ele queria esperar até as 4h40 a reabertura da estação para retornar para casa, mas a filha, que o acompanhava, achou que seria “judiar demais” do pai. “Instalei o aplicativo no celular dele, mas ele não sabe mexer e então eu vim junto para voltarmos de Uber”, conta ela, a analista jurídica Érica de Souza Oliveira, de 36 anos.

Os comentários sem assinatura não serão publicados.

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: