“Somos Fidel”: Desfile militar e marcha popular encerram comemorações de aniversário da Revolução Cubana

cuba_somos_fidel01_desfile

“Somos Fidel”, Marcha do Povo Combatente.

Também foi celebrado 60º aniversário do desembarque do iate Granma na Ilha; população segurava faixas e cartazes com os dizeres “Eu sou Fidel”, “Todos somos Fidel”.

Via Opera Mundi em 2/1/2017

Terminaram na segunda-feira, dia 2/1, as comemorações do aniversário da Revolução Cubana – o primeiro sem o comandante e ex-presidente, Fidel Castro –, com um desfile militar e uma marcha popular em Havana, que também celebraram o 60º aniversário do desembarque do iate Granma na Ilha.

O desfile militar ocorreu na Praça da Revolução José Martí às 7 horas (do horário local). Nele, foram realizadas homenagens aos heróis e mártires da Revolução e aos expedicionários do iate Granma. A parada também contou com uma réplica do iate.

cuba_granma03_desfile

Para o desfile militar, foi feita réplica do iate Granma para comemorar os 60 anos de seu desembarque na Ilha.

A cúpula do governo da Ilha, incluindo o presidente Raul Castro, e representantes de seus principais órgãos, bem como do corpo diplomático credenciado no país, compareceram à parada, onde também foram vistos Dalia Soto del Valle, a viúva de Fidel Castro, e alguns de seus filhos.

Entre os convidados, estavam também o líder das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc), Timochenko, e o número 2 da guerrilha e chefe negociador no processo de paz desenvolvido em Havana durante os últimos quatro anos, Luciano Marín, conhecido como Ivan Márquez.

colombia_farc_timochenko-jimenez01

O comandante das Farc, Timochenko Jimenez, foi um dos convidados para as comemorações.

A única pessoa a discursar durante a cerimônia foi a presidente da Federação Estudantil Universitária e membro do Conselho de Estado, Jennifer Bello. Raul Castro não se pronunciou.

cuba_raul_castro30_desfile

A única pessoa a discursar foi a presidente da Federação Estudantil Universitária, Jennifer Bello (esq.), nem o presidente Castro discursou.

Citando o mandatário, porém, Bello disse que Cuba “não vai renunciar nenhum de seus princípios”, e que a juventude do país dará continuidade às “lutas e vitórias” do povo cubano.

“O que acontecerá nesta manhã só é possível quando existe um povo unido, máxima expressão de contar com uma revolução de operários, camponeses, estudantes, soldados, homens e mulheres dignos que vivem orgulhosos desta sociedade”, afirmou Bello.

Marcha do povo
Às 8h (horário local), se iniciou a Marcha do Povo Combatente em comemoração do aniversário do desembarque do iate Granma, da Revolução e em homenagem ao comandante Fidel Castro, que morreu em novembro.

cuba_desfile01_yo_soy_fideljpg

Manifestantes gritavam e seguravam faixas com os dizeres “Eu Sou Fidel”, “Todos Somos Fidel”.

Segurando faixas escritas “Somos Fidel” e portando fotografias do comandante, os manifestantes – majoritariamente trabalhadores e estudantes – gritavam “Eu sou Fidel”, “Todos Somos Fidel”, “Fidel é um povo”, “Viva Fidel” e “Raul, amigo, o povo está contigo”.

O desfile estava programado inicialmente para o dia 2 de dezembro, mas foi adiado por causa da morte de Fidel Castro em 25 de novembro de 2016, quando foram decretados nove dias de luto nacional.

cuba_desfile02_yo_soy_fideljpg

2 Respostas to ““Somos Fidel”: Desfile militar e marcha popular encerram comemorações de aniversário da Revolução Cubana”

  1. Aristóteles Barros da Silva Says:

    Fidel, Che, Cienfuegos, Chávez,.. exemplos para todos nós que temos, ainda, a capacidade de nos indignarmos diante de injustiças cometidas contra qualquer cidadão dessa Terra!

  2. Geraldo Lobo Says:

    LOS DE MIAMI DEVEM FICAR PICADOS COM O LEVANTAMENTO PACÍFICO DA POPULAÇÃO DA ILHA. E AS NOSSAS ILHAS QUE NUNCA SE LEVANTAM, SÓ PRA TRABALHAR ÀS QUATRO DA MATINA, ZÉ MARMITA OU SE PREFERIREM BOIAS FRÍGIDAS . . .

Os comentários sem assinatura não serão publicados.

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: