Mundo acelera desdolarização antes do colapso da economia dos EUA

Dolar18_Desdolarizacao

Via Sputinik News em 11/1/2016

As potências emergentes estão pressionando por um mundo multipolar, sem que os Estados Unidos sejam capazes de os deter, uma vez que estão perdendo o seu poder político, disse à Sputnik William Engdahl, observador para a edição online New Oriental Outlook.

De forma lenta, mas segura, a Rússia, a China e outras economias emergentes começam a reduzir a sua dependência em relação ao dólar norte-americano. A Rússia planeja vender o petróleo usando o rublo, minando o monopólio atual norte-americano do preço do petróleo.

“Isso iria começar a desdolarização do comércio mundial de petróleo de uma forma significativa”, disse Engdahl ao Sputnik.

Este passo seria um golpe dramático para a economia norte-americana e quebraria a hegemonia política dos Estados Unidos, explicou Engdahl. Contudo, a economia dos EUA já tem dificuldades.

Não se trata simplesmente de desdolarização futura do comércio de petróleo global, explicou Engdahl; a situação é provocada pelos danos sofridos pela economia estadunidense.

O quadro econômico dos EUA é “terrível”, disse Engdahl, alegando as indústrias norte-americanas que foram transferidas para outros países, o desemprego que excede as estimativas mais ousadas e os trilhões de dólares de dívida.

Analistas do JP Morgan são menos dramáticos do que Engdahl, mas concordam em que a chance de a economia dos EUA desacelerar ao longo dos próximos anos aumentou 75%. Enquanto a economia mundial deverá crescer 2,6% em 2016, a economia dos EUA provavelmente entrará em recessão.

Leia também:
Coletânea de textos: Assuntos internacionais e EUA são a verdadeira ameaça à paz mundial

4 Respostas to “Mundo acelera desdolarização antes do colapso da economia dos EUA”

  1. Fernando Cajueiro Cajueiro Says:

    Opinando de uma forma bastante simplista e por não entender muito de economia, eu diria que numa eventual crise provocada pela queda do Império do Norte, o Brasil, mesmo assim, estaria numa situação melhor que muitos países, em função da pluralidade de recursos que possui.

  2. Willians Francisco de Paula Says:

    eu não vivo com dolar , meu dinheiro é real .. por mim já teria caído eu não sou puxa saco de americano ainda mas que eles sempre fazem guerra para ganhar dinheiro ,se fizemos isso agora o dano sera menor mas se demorar sim perderemos muito

  3. Eliane Barroso Says:

    Vamos aguardar as cenas dos próximos capítulos …. se a manobra do Putin der certo, haverá aceleração do caminho da crise!

  4. Bene Nadal Says:

    Como eu já venho comentando há algum tempo, a bolha imobiliária dos EUA, que provocou crises, nos mais diversos países do mundo, vai ser “fichinha” perto da crise “dantesca” que vem por aí com a “derrocada” do dólar… Comenta-se por aí que; o mundo já tem dólares estadunidenses, equivalentes a dez vezes a economia dos EUA, daí é só deduzir o que acontecerá com a “dantesca” BOLHA DO DÓLAR que se aproxima… Quem viver verá, e nós já podemos visualizar essa bolha se aproximando… Salve-se quem puder!

Os comentários sem assinatura não serão publicados.

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: