A pesquisa Ibope que a mídia escondeu

Eleicoes2016_Candidatos01

Miguel do Rosário, via O Cafezinho em 14/1/2016

A imprensa omitiu – ou pelo menos isso passou despercebido para mim – um número extremamente revelador de uma pesquisa Ibope feita na primeira semana de dezembro, mas só divulgada na íntegra há pouco pelo instituto.

É revelador porque se trata de uma das primeiras pesquisas realizadas por um instituto prestigiado sobre a situação dos partidos nas eleições de 2016.

A pesquisa perguntou se os entrevistados votariam no atual prefeito ou na oposição. Na média nacional, a maioria (40%) disse que pretende votar na oposição; 22% disseram que esperam votar no atual ocupante do cargo.

Até aí tudo bem, são números gerais que não dizem muita coisa. No detalhamento da pesquisa por partido político, porém, encontramos um dado interessante.

Os prefeitos petistas estão entre os que sofrem menos rejeição do eleitorado: apenas 33% dos entrevistados que residem em municípios administrados pelo PT disseram que votarão na oposição.

Esse percentual pula para 45% quando o eleitor vota em município governado pelo PSDB, e para 49% em cidades administradas pelo PMDB. Prefeitos do PSB tem rejeição de 38% e o item Outros, de 40%.

Abaixo, a tabela resumida.

Eleicoes2016_Ibope01

Clique na imagem para ampliá-la.

Os comentários sem assinatura não serão publicados.

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: