Vídeo revela a origem do rompimento das barragens de lama da Samarco em Mariana

Mariana_Tragedia15_Video

Via Carta Campinas em 27/12/2015

No documentário, Buraco do Rato, é possível perceber a origem do rompimento das barragens da Samarco –empresa cujos donos verdadeiros são a mineradora Vale do Rio Doce e a multinacional BHP –, que provocou o maior desastre ambiental do Brasil. A lama devastou comunidades, destruiu rios e o meio ambiente e chegou ao oceano Atlântico.

A origem do vazamento da lama está, não em uma fissura da proteção da lagoa de lama e rejeitos, mas um pouco antes historicamente. De acordo com o documentário, percebe-se que o vazamento começou na promiscuidade entre grandes empresas, no caso a Vale do Rio Doce, e os aparelhos do Estado brasileiro. Quando uma empresa fica muito grande, muito poderosa, o Estado é tragado por ela.

O vídeo mostra uma empresa com métodos de guerra, associada a agentes do próprio Estado, como a Polícia, para deixar de cumprir as leis e atacar opositores e populações que foram prejudicadas com os projetos de mineração.

Algo inacreditável, mas o vídeo deixa evidente que há uma ligação entre o Massacre de Eldorado dos Carajás, ocorrido em 1996, e o rompimento da barragem da Samarco em Mariana (MG), em 2005.

O vídeo mostra um histórico de acusações contra a Vale sem que ninguém nos últimos 20 anos tenha sido punido. Mas o vídeo não fala de outras relações da Vale do Rio Doce com o Estado brasileiro que são, mais ou tão graves. Uma é o financiamento de políticos pela Vale. E também não diz que a Vale do Rio Doce é a empresa com a maior dívida com a população do Brasil.

Há décadas, a fissura que gerou o vazamento da barragem começou com a submissão do Estado aos interesses de uma grande empresa.

Um modelo do capitalismo brasileiro, que se percebe ao ver o documentário, é a associação de duas regras contábil: não pagar impostos e financiar agentes públicos do Estado.

Só poderia resultar em um mar de lama.

Veja o documentário:

Leia também
Coletânea de textos: Mariana, Lista de Furnas, Aécio Neves e o brilho de sua carreira

5 Respostas to “Vídeo revela a origem do rompimento das barragens de lama da Samarco em Mariana”

  1. Cristina Gomes Says:

    porque vincula a Vale com Belo Monte? A ABIN, como qualquer órgão de investigacao em qualquer pais do mundo, seja EUA, Cuba, Russia ou Franca, tem como função fazer espionagem. O Brasil , com as riquezas que tem, tem mesmo que ter um serviço de informação. Os movimentos sociais não são infiltrados somente por governo e empresas nacionais. Sao infiltrados e vigiados por empresas internacionais, que também financiam movimentos sociais. Vice os black blocs. Os indígenas da amazonia fizeram contratos ilegais com empresas internacionais disfarçadas de ONGS e de movimentos sociais. Anonymous é um “movimento social” internacional financiado pela CIA, como foram os “movimentos sociais” de todas as primaveras árabes. Portanto… pensem.

  2. Magda Santos Says:

    A FISSURA MAIOR É NA MORAL E NA ÉTICA DOS TEMPOS DE FHC!! DEVERIAM USAR DA BEIÇOLA OU DE SUA SOBERBA PARA ESTANCAR E REFORÇAR AS BARRAGENS!! PORCO SAFADO!

  3. Marco Sousa Says:

    Ótimo Vídeo – Recomendado à todos!.

  4. Marco Sousa Says:

    O Roubo da Vale do Rio Doce

  5. Sandra Da Silva Marqueti Says:

    Vou usar este vídeo para trabalhar a importância do minério para a economia. Sou professora de química.

Os comentários sem assinatura não serão publicados.

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: