Vazamento seletivo: Relator da Lava-Jato estoura a caixa preta de Sérgio Moro

Teori_Zavascki06

“Há vazamentos na Lava-Jato para beneficiar poderosos.”

Márcio Falcão e Aguirre Talento, via Folha online em 25/11/2015

Relator da Lava-Jato no STF (Supremo Tribunal Federal), o ministro Teori Zavascki afirmou na quarta-feira, dia 25/11, que há “um perigoso canal de vazamento” de informações sigilosas das investigações do esquema de corrupção da Petrobras para beneficiar pessoas poderosas.

O alerta do ministro ocorreu durante o julgamento da segunda turma do STF que confirmou a prisão do líder do governo Delcídio do Amaral (PT/MS), do banqueiro André Esteves [padrinho de casamento de Aécio Neves], acusados de obstruir as investigações da operação Lava-Jato e integrarem organização criminosa.

“Vem à tona a grave revelação de que André Esteves [padrinho de casamento de Aécio Neves] tem consigo cópia de minuta do anexo do acordo de colaboração premiada assinado por Nestor Cerveró, confirmando e comprovando a existência de canal de vazamento na operação Lava-Jato que municia pessoas em posição de poder com informações de complexo investigatório”, disse o ministro.

Segundo Teori, “é um genuíno mistério como um documento sigiloso que se encontrava em ambiente prisional em Curitiba chegou ao escritório de André Esteves [padrinho de casamento de Aécio Neves] em São Paulo”.

No pedido de prisão dos dois, o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, chegou a comparar as tratativas de Delcídio e de Esteves para comprar a delação premiada do ex-diretor da Petrobras Nestor Cerveró para não serem citados como ato de mafioso.

“Há, aí, componente diabólico de embaraço à investigação: ultimado o acordo financeiro, Nestor Cerveró passaria a enfrentar dificuldades praticamente intransponíveis para conciliar-se com a verdade. Seu silêncio compraria o sustento de sua família, em evocação eloquente de práticas tipicamente mafiosas”, afirmou.

Investigações
Delcídio teve a prisão decretada pelo relator dos processos da Operação Lava-Jato no Supremo Tribunal Federal, o ministro Teori Zvascki, por suspeita de tentar atrapalhar as investigações sobre o escândalo de corrupção na Petrobras.

Delcidio03_Folha

Filho de Cerveró gravou conversa com senador.

Segundo Zavascki, ele ofereceu de uma “mesada” de pelo menos R$50 mil para que o ex-diretor da Petrobras Nestor Cerveró não fechasse acordo de delação premiada com a Procuradoria-Geral da República e chegou a tratar de uma eventual rota de fuga do ex-diretor caso a Justiça concedesse um habeas corpus a ele.

Uma sessão da Segunda Turma do STF, em reunião extraordinária, manteve a prisão do petista.

O senador Ronaldo Caiado (DEM/GO) afirmou, pelo Twitter, que a bancada do Democratas irá votar pela manutenção da prisão do petista. “Não cabe a esta Casa contestar decisão num momento tão grave e que abala o Senado Federal. É importante também que o PT se pronuncie”, afirmou.

Os principais partidos de oposição ao governo federal ainda pretendem utilizar a prisão do líder do governo como argumento para a necessidade de afastamento de Eduardo Cunha (PMDB/RJ) da presidência da Câmara dos Deputados.

Leia também:
Preso na Lava-Jato: André Esteves, padrinho de casamento de Aécio, pagou lua de mel ao afilhado em Nova Iorque
O banqueiro-bandido André Esteves, dono do BTG Pactual e padrinho de Aécio, queria o controle da CEF e do BB
Delcídio, o petista mais tucano do que muito tucano, se gabava de ter ajudado a condenar Dirceu e Genoíno

 

5 Respostas to “Vazamento seletivo: Relator da Lava-Jato estoura a caixa preta de Sérgio Moro”

  1. Sandro Luiz Martins Says:

    Cada Dois Tem Oque Merecem, Não Importa Partido. Desonra & Cadeia. Seus Pais Lhe Ensinaram Tudo. Sabemos A Lição, Mas Não Fazemos O Aprendido. Meus Irmãos Me Subjugariam, Se Errasse. Corretíssimo!

  2. pintobasto Says:

    Este caso do Delcídio é uma gota de água no mar de pilantragens que envolve a operação Salva Ratos porque de limpeza a jato de crimes, ainda não vimos nada!
    Começa pelo juiz Sérgio Moro que também tratou do caso do Banestado onde os maiores criminosos não foram condenados, depois temos a estadia dele nos EUA para fazer o quê? Tem atuado sempre em caça de petistas, mas os maiores beneficiários da roubalheira na Petrobras foram e são do PSDB.
    O vazamento parcial de declarações dos alcaguetes que prejudicaram muito Dilma, prisões sem culpa formada e sem previsão de tempo de encarceramento, ferindo a lei e o STF não intervindo contra os desmandos, enfim muita sujeira mais que só não enxerga quem não quer!

  3. Maria Santos Says:

    Sim, o Delcidio era um infiltrado, mas deve ter mais alguém dando toda cobertura ao PSDB,o Aécio já foi citado, FHC, Serra, e o nome deles sumiram como por milagre, A justiça deve ser feita para todos não dois pesos duas medidas. O pior de tudo é que tem muitos brasileiros cegos pelo odio, não sei que tanto mal foi esse que o PT fez a esse povo, acho que sei crio mecanismo para melhorar a vida de muitos.

  4. Tomaz Elias Robinson Says:

    Será que a saida agora é deixar bem claro que o Delcidio era um coxinha infiltrado?

  5. Alecio Pagiman Paguimam Says:

    ESTE CIRCO TINHA QUE ACABAR ► MAS NÃO DIZEM que o senador Delcídio do PT é “amigão” do Zé Serra e que vota com o tucano pela VENDA DA PETROBRÁS
    ► E QUANTO AO BANQUEIRO,( veja os elogios )aqui nas capas da GLOBO e da ABRIL Veja/Exame… “Agressivo banqueiro que multiplicou o valor do seu banco”.É ASSIM QUE A MÍDIA CONFUNDE A CABEÇA DO POVO BRASILEIRO: DISTORCENDO, E ESCAMOTEANDO AS NOTICIAS ::PRINCIPALMENTE CONTRA O PT:: SÓ NÃO VÊ QUEM NÃO QUER …

Os comentários sem assinatura não serão publicados.

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: